Grupo City planeja ampliar participação na SAF do Bahia; confira
Após pouco mais de três anos à frente de 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Bahia, o Grupo City de Futebol deve ampliar sua participação acionária no clube. A informação foi apurada pelo Bahia Notícias.
O aumento pode chegar a cerca de mais 3% das ações, elevando a fatia do conglomerado para até 93% neste primeiro momento. O movimento já estava previsto no contrato de aquisição da SAF, firmado em 3 de dezembro de 2022, com validade de 90 anos.
Conforme a legislação que rege as SAFs, a associação civil do clube não pode deter menos de 5% das ações, limitando a participação máxima do investidor a 95%. Inicialmente, o plano do City Football Group (CFG) é ampliar a participação até o patamar de 93%.

Foto: Letícia Martins / EC Bahia.
A ampliação está ligada aos aportes financeiros realizados pelo grupo em diferentes áreas do clube, incluindo futebol profissional, divisões de base e infraestrutura — como a construção do novo Centro de Treinamento. Diferente de rumores, não se trata de uma compra e venda. E sim, algo previamente estabelecido. O Grupo City não vai pagar a mais pelo novo percentual.
Atualmente, o Diretor de Operações Institucionais da Bahia SAF, Vitor Ferraz, é quem conduz as tratativas com o clube associativo. Ex-vice-presidente do Bahia, ele atua como principal elo entre SAF e Associação.
O clube associativo mantém projetos próprios, como a meta de ter representantes nas Olimpíadas de 2028. Segundo apuração do BN, os direitos e interesses da associação seguem preservados dentro do que prevê a legislação e o contrato firmado entre as partes.
Ainda não há definição sobre quando a ampliação será formalizada — se em 2026 ou apenas em 2027. Também não foram detalhados possíveis impactos administrativos. Eventuais mudanças em símbolos ou emblemas do clube continuarão dependendo de avaliação da associação e votação no Conselho Deliberativo do Bahia.
