Clubes que disputarem Libertadores ou Sul-Americana não irão jogar a Copa do Nordeste
Maior e atual campeão da Copa do Nordeste, o Bahia muito provavelmente não disputará o torneio em 2026. Isso porque, em evento realizado nesta quarta-feira (1), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a entidade que rege o futebol brasileiro oficializou uma grande reformulação no calendário nacional.
Entre as novidades está uma mudança na Copa do Nordeste, principal regional do Brasil. Agora, os clubes que conseguirem classificação para um torneio da Conmebol, seja Libertadores ou Sul-Americana, não irão participar do Nordestão.
O torneio, que terá início em março e término previsto para junho, terá um total de 60 partidas e um aumento de 16 para 20 clubes na disputa. O campeão do torneio terá uma vaga na 3ª fase da Copa do Brasil.
A mudança surge após a sobrecarga enfrentada por clubes em 2025. O Bahia, por exemplo, disputou seis torneios diferentes na temporada, incluindo o Baianão, Copa do Nordeste, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana. O acúmulo fez com que a final regional fosse adiada para setembro. Até o momento, o Tricolor é o time que mais atuou no mundo em 2025.
Outro impactado seria o Ceará, que no momento ocupa a 11ª posição da tabela de classificação, algo que renderia uma vaga para a Copa Sul-Americana de 2026.