Clubes podem ser excluídos da Copa do Nordeste caso se classifiquem para torneios CONMEBOL em 2026, diz portal
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgará nesta quarta-feira (30) o calendário oficial da temporada 2026. O documento deve trazer mudanças significativas na organização das principais competições do país.
Além da redução dos campeonatos estaduais, há expectativa de alterações também nas competições regionais, como a Copa do Nordeste e a Copa Verde.
De acordo com informações do UOL Esporte, clubes classificados para torneios continentais, como Libertadores e Sul-Americana, poderão ser excluídos dessas competições regionais para aliviar a carga de jogos. A medida atingiria, por exemplo, equipes nordestinas que tradicionalmente participam da Copa do Nordeste.
A proposta surge após a sobrecarga enfrentada por clubes em 2025. O Bahia, por exemplo, disputou seis torneios diferentes na temporada, incluindo o Baianão, Copa do Nordeste, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana. O acúmulo fez com que a final regional fosse adiada para setembro. Até o momento, o Tricolor é o time que mais atuou no mundo em 2025.
Caso se concretize, a alteração afetaria Bahia e Ceará para 2026, já que ambos os times são os únicos nordestinos do Brasileirão 2025 que estão em posição de disputa por competição internacional na próxima temporada.