Caio Alexandre, Pulga, Kanu, João Paulo e mais: Saiba real situação dos lesionados do Bahia
O Bahia atravessa um momento delicado no departamento médico. Atualmente, o clube soma sete desfalques por lesão — distribuídos entre goleiro, defesa, meio e ataque — e tem trabalhado intensamente para recuperar os atletas. A lista inclui Kanu, David Duarte, Erick, Pulga, Caio Alexandre, João Paulo e Ruan Pablo.
Segundo apuração do Bahia Notícias, o Departamento de Saúde e Performance do Esquadrão atua em ritmo acelerado para que todos retornem ainda em 2025. A meta do clube é iniciar a temporada de 2026 com o elenco completamente à disposição.
O calendário pesado também é apontado como fator determinante. Nenhum outro clube no mundo disputou 21 semanas consecutivas de jogos oficiais neste ano. O Bahia, inclusive, é o time que mais entrou em campo no planeta em 2025.
Entre as lesões mais recorrentes está a do reto femoral, responsável por cinco baixas na atual temporada, sendo quatro delas ainda em recuperação. Apesar das dificuldades, o BN apurou que o Tricolor consegue reduzir em até 30% o tempo de recuperação dos atletas em comparação ao previsto pela literatura científica.
Kanu
Depois do processo cirúrgico, já treina com o grupo, mesmo que com uma carga mais baixa, já retornou aos trabalhos. A boa notícia é que o zagueiro tricolor vai voltar a treinar de maneira mais firme com o restante do elenco do Bahia já nesta semana. Entretanto, mesmo com o otimismo em cima do jogador, o clube trata com cuidado o retorno do defensor aos jogos.
Erick
O volante já está em fase final de recuperação da lesão no reto femoral. Erick está em protocolo de transição, um pouco mais atrasado que o zagueiro Kanu, já que a lesão ocorreu depois da do camisa 4. Existe, no clube, uma expectativa de retorno aos treinos com o grupo na Data Fifa.
David Duarte
David sofreu uma lesão no reto femoral, porém mais leve que a de Erick. Já está em transição, evoluindo bem e, em breve, deve retornar aos treinos com o restante do grupo do Tricolor nas próximas sessões.
Ruan Pablo
Reto femoral. O jovem destaque tricolor já está na fase final de recuperação. Os profissionais do clube fazem o possível para que ele esteja pronto para voltar a ser opção e, caso seja convocado, disputar a Copa do Mundo Sub-17 com a Seleção Brasileira.
Caio Alexandre
Caio teve uma lesão no reto femoral, que ele já sofreu algumas vezes durante a carreira. Por esse motivo, o atleta desenvolveu algumas fibroses na região. Atualmente, o volante ainda não tem um prazo específico para retornar aos gramados. Não pela lesão ter evoluído, mas sim porque o clube planeja delinear um processo de recuperação completo, de uma forma que o jogador volte sem riscos.
Erick Pulga
Está na reta final da fisioterapia para tratar a lesão reincidente na posterior da coxa. A lesão de Pulga foi de contato, portanto imprevisível, durante uma disputa física com um defensor do Mirassol.
O atacante ainda não possui um prazo específico de retorno aos treinos com o restante do elenco tricolor.
João Paulo
João sofreu uma lesão de ligamento medial do joelho, considerada moderada. O goleiro está realizando reforço muscular e agora espera a cicatrização do ligamento para iniciar, depois da Data Fifa, o período de transição.
Ainda assim, não há expectativa de prazo de retorno aos gramados.