Bahia anuncia venda do antigo CT Osório Villas-Bôas, o Fazendão
O Esporte Clube Bahia comunicou oficialmente na tarde desta sexta-feira (5) a venda do imóvel onde está localizado o tradicional Centro de Treinamento Osório Villas-Bôas, o Fazendão. Berço dos campeões brasileiros de 1988, o Fazendão foi a casa do Bahia por mais de 40 anos.
Situado entre os bairros de Itinga, em Lauro de Freitas, e Jardim das Margaridas, em Salvador, o espaço não vinha sendo utilizado desde janeiro de 2020, quando o clube passou a operar integralmente no CT Evaristo de Macedo, em Camaçari/Dias D'Ávila.
HOSPITAL DE CAMPANHA DURANTE A COVID-19
Durante a pandemia da Covid-19, o antigo Centro de Treinamento foi cedido pelo Bahia ao Governo do Estado para servir de hospital de campanha para auxiliar o sistema estadual de saúde no combate ao coronavírus. A estrutura serviu para desafogar os leitos de hospitais e fazer com que pudessem receber pacientes mais graves.
A unidade contou com 44 leitos clínicos disponíveis e uma sala de parada e atendeu apenas pacientes de baixa complexidade durante a pandemia.
Foto: Divulgação / Governo da Bahia
UM MARCO NA HISTÓRIA TRICOLOR
O Fazendão foi inaugurado oficialmente em 1979, substituindo a antiga Fazendinha, no bairro Costa Azul. Considerado moderno para a época, o centro de treinamentos contava com uma área total de 125 mil m² e por décadas foi a principal casa do clube.
Desde 2020, o CT Evaristo de Macedo tornou-se a nova estrutura do clube, com área quase três vezes maior, abrigando o elenco principal, a base, o time feminino, a iniciação esportiva e a administração do Bahia. Vale lembrar que o Tricolor planeja sair do CT Evaristo de Macedo, e já definiu o local de seu novo Centro de Treinamento.