Como surgiu o apelido, história e mais: Conheça Erick Pulga, novo reforço do Bahia
O Bahia está para anunciar o atacante Erick Pulga como novo contratado do time para a temporada de 2025. O jogador, que chegou a Salvador na madrugada da última segunda-feira (6), deve se apresentar no Centro de Treinamento Evaristo de Macedo nesta terça (7), com o restante do elenco tricolor para realização de exames clínicos e médicos.
Natural de Fortaleza, no Ceará, Pulga tem 24 anos, 1,69 m e é destro. Erick ganhou o apelido de “Pulga” por sua magreza, baixa estatura e por sua velocidade. Seu irmão, Thiago “Pulguinha” tem o apelido pelo mesmo motivo. Mas, de onde realmente surgiu Erick Pulga?
Erick da Costa Faria iniciou sua carreira no Grêmio Esportivo Pague Menos, clube de Fortaleza, onde atuou de 2016 a 2019. Filho de uma vendedora de lanches e de um marceneiro e tendo seis irmãos, Erick enfrentou muitas dificuldades para seguir no futebol devido à falta de condições que sua família tinha, não tendo como arcar com sua passagem para deslocar-se para os treinamentos.
Não querendo perder a chance, o jogador pediu emprestado a um amigo sua bicicleta e passou a pedalar por cerca de uma hora para chegar aos treinos.
Foto: Divulgação / River PI
RIVER DO PIAUÍ
Em 2019, o jogador se destacou e foi parar no River do Piauí, clube no qual fez uma participação especial na Copinha de 2020, marcando gols em duas rodadas da fase de grupos.
Foto: Divulgação / Atlético Cearense
ATLÉTICO CEARENCE
Após um empréstimo ao Sub-20 do Fortaleza, o jogador chegou, em 2021, no Atlético Cearense, onde disputou 33 partidas, marcando sete gols e dando duas assistências que auxiliaram o clube a conseguir o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.
Foto: Divulgação / Madureira.
EMPRÉSTIMOS
Foi emprestado a clubes como Madureira e Campinense entre o fim de 2021 e o começo de 2022, mas não obteve o rendimento esperado e voltou ao Atlético Cearense.
Foto: Lenilson Santos/Ferroviário AC
FERROVIÁRIO
No fim de 2022 foi anunciada a chegada de Pulga ao Ferroviário, onde se tornou um dos principais destaques do clube, marcando nove gols e dando três assistências em 17 jogos, sendo dois deles contra o Bahia, pelo Nordestão.
Foto: Felipe Santos/Ceará SC
CEARÁ
Pulga chegou ao Ceará em março de 2023, mas só começou a ganhar espaço no clube no final do ano sob o comando do técnico Wagner Mancini. Em 2024 chegou a ter uma média de uma participação em gol por jogo logo no início da temporada, ao mesmo tempo em que era artilheiro do campeonato cearense (cinco gols) e da Copa do Nordeste (três gols, juntamente com Thaciano e Gustavo Coutinho).
Foi campeão cearense e auxiliou o clube a retornar à Série A do Brasileirão com gols, sagrando-se o artilheiro da Série B com 13 gols.
Erick Pulga chega ao Bahia para disputar a sua primeira Série A de Campeonato Brasileiro.
Confira abaixo, as estatísticas de Erick Pulga:
- Jogos: 146
- Gols: 40
- Assistências: 9
- Cartões amarelos: 12
- Cartões vermelhos: 0
- Minutos totais jogados: 10.274
*Dados: Transfermarkt