Quarta, 19 de Dezembro de 2018 - 12:40

Filme sobre título brasileiro de 1988 do Bahia será lançado em 2019, revela Chico Kertész

por Júnior Moreira Bordalo / Leandro Aragão

Filme sobre título brasileiro de 1988 do Bahia será lançado em 2019, revela Chico Kertész
Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

O cineasta e radialista Chico Kertész revelou, nesta quarta-feira (19), em entrevista ao site Bahia Notícias, que está produzindo um filme sobre a conquista do Campeonato Brasileiro pelo Bahia em 1988. Segundo ele, o objetivo é reverenciar os ídolos e heróis que geralmente ficam esquecidos na história pelos brasileiros. 

 

"Estou fazendo um filme dos 30 anos do título do Bahia. Para também não ficar levantando a bandeira do axé o tempo todo para não ficar parecendo que meu foco é só esse. Não. Eu gosto é de contar histórias. Torço para o Vitória, inclusive, mas estou fazendo um filme do Bahia e as pessoas vêm falar: "Ah, por que está fazendo filme do Bahia?". É porque o Bahia ganhou o título e o Vitória não, né? (risos). E esse título de 1988 é um título que, se você for olhar, é o maior título do Nordeste. E eu acho também que a gente no Brasil não tem a cultura de reverenciar nossos ídolos, heróis, então é um pouco dessa entrega que eu quero fazer agora", revelou.

 

O filme do Bahia deve ser lançado em 2019, celebrando os 30 anos da conquista do clube. Apesar do campeonato ser de 1988, os dois jogos da final foram disputados em 1989. O primeiro aconteceu no dia 15 de fevereiro daquele ano com a vitória do Tricolor por 2 a 1, na Fonte Nova. O duelo decisivo foi quatro dias depois, em Porto Alegre, terminando no empate sem gols.

 

"É para 2019, inclusive porque no dia 19 de fevereiro fazem 30 anos do título conquistado em cima do Internacional lá no Rio Grande do Sul", reforçou Chico Kertész.

 

De acordo com Chico, o filme está em fase bastante avançada de produção, faltando apenas a entrevista com Bobô, principal jogador do Bahia naquela conquista. Ele ainda revelou que o narrador Galvão Bueno, o jornalista esportivo Paulo Vinícius Coelho, o PVC, além dos jogadores do Tricolor darão seus depoimentos na película.

 

"Estamos editando, montando. Já terminei as entrevistas. Só falta entrevistar Bobô, mas já entrevistei Galvão Bueno, PVC, os jogadores todos, até Sidmar que mora no Japão. As entrevistas estão adiantadas, a pesquisa também está adiantada. Ainda tem muita coisa como trilha, liberação...", explicou.

Time do Bahia na final em Porto Alegre contra o Inter em 1988 | Foto: Divulgação

Histórico de Conteúdo