Davidson Pelo Mundo: Capital Moto Week, a força do Mototurismo
Brasília, capital federal, é a 3ª maior cidade do Brasil, com trânsito organizado e a maior renda per capita do país. Nosso centro político e administrativo é um destino estratégico para quem vem tratar de negócios e política, mas ainda deixa a desejar quando se trata de atrair turistas convencionais.
A cidade, no entanto, vem encontrando formas criativas e inteligentes de atrair visitantes por meio de eventos de diferentes formatos e modalidades. O maior exemplo é o Capital Moto Week, o maior encontro de motociclistas da América Latina.
Julho é tradicionalmente um mês de férias escolares e recesso parlamentar, o que reduz naturalmente o fluxo na capital e prejudica a cadeia produtiva do turismo. Hotéis, táxis, restaurantes, bares e tantos outros serviços sentem o impacto da queda no faturamento.
A criação de um calendário de eventos diversificado ajuda a preencher essas lacunas e aquece a economia justamente em períodos de baixa movimentação.
O Capital Moto Week gera cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos, recebe mais de 800 mil visitantes e movimenta milhões na economia da cidade. Os hotéis registram aumento significativo na taxa de ocupação exatamente em um momento que seria de baixa procura.
O mototurismo e as corridas de rua vêm crescendo de forma vertiginosa em todo o mundo. Cada vez mais pessoas aderem a essas atividades, e o número de eventos em diferentes cidades não para de crescer.
Parabéns ao Governo do Distrito Federal e à Secretaria de Turismo por consolidarem o maior evento de motociclistas da América Latina e transformarem-no em um importante produto turístico, com conteúdo sólido e impacto real na economia.
Turismo é movimentar pessoas e economia.
Boa viagem!