Livro da Casas Conceito 2025 é lançado no Casario da Misericórdia, no Centro Histórico
Por Alexandre Brochado
A manhã desta terça-feira (21) marcou o lançamento do livro da edição de 2025 da Casas Conceito, durante um café para convidados no Casario da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador, onde a mostra está em exibição. Através da obra, o público pode acompanhar o antes e depois do retrofit, além de detalhes dos projetos dos arquitetos que fazem parte do elenco da deste ano.
Em entrevista ao BN Hall, a idealizadora do projeto, Andrea Velame, destacou a importância simbólica desta edição, que reúne 40 escritórios de arquitetura e quase 100 empresas em um esforço coletivo de revitalização do Centro Histórico. “Essa é uma edição muito especial, porque traduz a força do trabalho que a gente vem realizando. Este ano, completamos 16 mil m² de retrofit no Centro Histórico, e esse livro retrata justamente essa construção colaborativa”, pontuou.
Andrea também ressaltou a parceria com o programa Viver Salvador, da Prefeitura, que tem promovido ações de requalificação em diversos bairros. “Tive o privilégio de ser convidada para fazer uma curadoria. Tudo que fala de transformação mexe um pouco com as pessoas, mas é essencial preservar a história enxergando o futuro. Estou muito feliz com o resultado”, completou.
A arquiteta Aline Cangussu, responsável pelo masterplan da edição de 2025, também conversou com o BN e celebrou a materialização do projeto. “Quando abrimos o livro e vemos o resultado, vem uma emoção muito grande. Chegamos aqui com tudo destruído, e planejar um masterplan é uma responsabilidade enorme. Hoje vemos essa conclusão linda, que o público vai poder conferir também no livro”, citou.
Veterana da mostra, Aline destacou que esta edição se diferencia pelo retorno a um formato mais próximo das casas reais. “Trouxemos de volta o conceito de espaços completos — salas, quartos, cozinhas — que inspiram o visitante e o fazem se imaginar vivendo ali. Essa conexão é o que torna a Casas Conceito única”, concluiu.
A mostra acontece até o dia 9 de novembro. A exposição é aberta ao público mediante a compra de ingressos, a partir de R$ 50.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
