Da comédia ao drama: Conheça 12 filmes com cenas gravadas na Bahia
Por Maurício Reis
A Bahia é considerada a terra do dendê, da festa e da folia, reconhecida principalmente pelo seu apelo cultural e pontos turísticos de tirar o fôlego. Este estado nordestino, repleto de cenários marcantes, já serviu de locação para inúmeras obras cinematográficas de diferentes gêneros.
Pensando em mostrar um pouco mais dessa "participação especial" da Bahia nas telonas, o BN Hall preparou uma lista com filmes que tiveram cenas gravadas em solo baiano. Confira:
SAUDADE FEZ MORADA AQUI DENTRO (2024)
Disponível na Netflix, “Saudade Fez Morada Aqui Dentro” é dirigido pelo soteropolitano Haroldo Borges e foi gravado em Poço de Fora, em Juazeiro, no norte da Bahia.
O longa, que adentra nos costumes e vivências do município, acompanha Bruno (Bruno Jeferson), um adolescente de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. Com todas as incertezas da adolescência amplificadas pela doença, o garoto precisa lidar com seu destino trágico e encarar as adversidades da melhor maneira possível.
Foto: Divulgação
O PAI, Ó (2007) E O PAI, Ó 2 (2023)
Talvez o filme mais identificável da nossa lista, “O Pai, Ó” (2007), de Monique Gardenberg, acompanha a vida de personagens como Roque (Lázaro Ramos) e Boca (Wagner Moura) em suas peripécias no Centro Histórico de Salvador, em época de Carnaval.
O longa, filmado na capital baiana, mescla o humor e o drama quando a síndica de um prédio decide punir os moradores cortando o fornecimento de água do local. O título pode ser visto na Amazon Prime Video e Globoplay.
Já “O Pai, Ó 2” (2023), dirigido pela cineasta Viviane Ferreira, é sequência direta da produção de 2007. O filme, também ambientado nas ruas do Centro Histórico e no bairro do Rio Vermelho, segue os acontecimentos do seu antecessor e mostra os problemas de convivência dos inquilinos do cortiço em meio à preparação para a festa de Iemanjá.
A comédia está disponível para aluguel no YouTube e Google Play Filmes, além de poder ser conferida em plataformas como Amazon Prime Video, Telecine e Apple TV.
OS HOMENS SÃO DE MARTE... E É PRA LÁ QUE EU VOU (2014)
O filme, dirigido por Marcus Baldini, acompanha Fernanda (Mônica Martelli), de 39 anos, que trabalha organizando casamentos, mas continua solteira. Na procura pelo par perfeito, a produtora acaba visitando Imbassaí e Santo Antônio, localizados na região litorânea da Mata de São João.
Para os interessados em visitar as regiões tipicamente quando o clima está quente, sem precisar sair de casa, o filme pode ser assistido na Netflix e Globoplay.
Foto: Divulgação
CIDADE BAIXA (2005)
“Cidade Baixa” é outro título da lista que conta com o protagonismo dos baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura. A produção, dirigida por Sérgio Machado e com trilha sonora de Carlinhos Brown, segue a vida de Deco e Naldinho, dois amigos que dividem um barco de carga e veem suas vidas mudar ao decidirem dar carona a Karinna (Alice Braga).
Em meio à confusão causada pela chegada da mulher, os três enxergam a possibilidade de viverem um triângulo amoroso pelas ruas da Cidade Baixa, em Salvador.
O filme pode ser visto na Netflix e Globoplay.
Foto: Reprodução/IMDb
CINDERELA BAIANA (1998)
Na obra, Conrado Sanchez apresenta Carla Perez dando vida à personagem homônima em uma biografia ficcional da ex-dançarina do É o Tchan!. No filme, gravado na capital baiana e no município de Milagres, interior da Bahia, vemos a protagonista se mudar com seu pai para Salvador após a morte da mãe. Na intenção de concretizar o sonho de dançar profissionalmente, ela se vê nas mãos de um empresário inescrupuloso.
Porém, com a ajuda de seus amigos, um deles interpretado por Lázaro Ramos (novamente), ela reúne forças para se desvencilhar da situação abusiva.
Mesmo tendo se tornado um clássico para muitos e sendo um dos primeiros filmes de Lázaro Ramos, a obra encontra-se disponível gratuitamente apenas no YouTube.
Foto: Divulgação/PlayArte
BESOURO (2009)
Dirigido por João Daniel Tikhomiroff, o filme buscou exaltar a beleza natural da Bahia. Assim, foi gravado nos municípios de Igatú, Lençóis e Cachoeira.
A história retrata a vida do órfão Besouro (Ailton Carmo), como era reconhecido o capoeirista Manuel Henrique Pereira. Ele se tornou um dos grandes mestres da capoeira, disciplina criada por escravos africanos que eram proibidos de utilizar armas.
Não disponível em nenhum streaming, Besouro pode ser visto gratuitamente no YouTube.
Foto: Reprodução/MUBI
QUINCAS BERRO D'ÁGUA (2010)
Inspirado na obra “A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água”, do escritor Jorge Amado, o filme dirigido por Sérgio Machado se passa nas ruas de Salvador. Joaquim Soares da Cunha (Paulo José) morre em decorrência do alcoolismo, mas seus amigos se recusam a aceitar a perda e o levam para uma noite de farra.
O filme também não está disponível para streaming, mas pode ser encontrado no YouTube.
Foto: Reprodução/Rede Globo | Divulgação
CAPITÃES DA AREIA (2011)
O filme inspirado na obra homônima de Jorge Amado é dirigido por Cecília Amado. O longa apresenta a vida de adolescentes abandonados por suas famílias, que crescem nas ruas de Salvador.
Até que, um dia, o líder do grupo conhece uma menina e a obra mostra o crescimento do afeto entre os dois enquanto eles lidam com a realidade em que vivem.
Disponível para assinantes, o longa pode ser visto na Max e Amazon Prime Video.
Foto: TV Brasil/Divulgação/JC
DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL (1964)
Do diretor baiano Glauber Rocha, o filme gravado no município de Monte Santo integra a lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, inquirida pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE), no livro de mesmo nome, em 2016.
A trama apresenta a vida do vaqueiro Manuel (Geraldo Del Rey), que, após matar o coronel Moraes (Milton Rosa) em uma briga, foge com sua esposa e se junta a um grupo religioso liderado por Sebastião (Lídio Silva), que lutava contra os grandes latifundiários em busca do paraíso após a morte.
A obra pode ser assistida na Amazon Prime Video e Globoplay.
Foto: Reprodução/G1 | Divulgação
IRMÃ DULCE (2014)
Com direção de Vicente Amorim, a vida da Santa Dulce dos Pobres, a irmã Dulce, conhecida por muitos como o "Anjo Bom da Bahia", é retratada em pontos conhecidos da capital baiana e conta com a participação de diversos atores baianos, como Fábio Lago, Harildo Deda e Caco Monteiro.
A história segue a religiosa católica entre as décadas de 1940 aos anos de 1980, relatando como ela enfrentou uma doença respiratória crônica, o machismo, a indiferença de políticos e até mesmo os dogmas da Igreja para doar sua vida ao cuidado dos mais necessitados.
O filme está disponível para ser visto na Netflix.
Foto: Ique Esteves/Divulgação
CARNAVAL (2021)
A influenciadora Gkay dá vida a Michelle, uma das amigas de Nina (Giovana Cordeiro), que após ser traída, decide realizar uma viagem de garotas para passar o Carnaval em Salvador.
Nessa aventura, Nina aprenderá que a realidade é muito melhor que a internet. Juntas, elas fortalecerão os laços de amizade e encontrarão novas paqueras inesquecíveis enquanto aprontam pelas ruas da capital baiana.
O filme encontra-se disponível na Netflix.
Foto: Divulgação/Netflix
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.