Com Flora Gil, Larissa Luz e outras personalidades, YouTube promove evento para discutir legado feminino em Salvador
Por Manuela Meneses
O Restaurante Amado, no bairro do Comércio, em Salvador, foi o cenário do encontro do projeto Substantivo Feminino, promovido pelo YouTube nesta sexta-feira (8). O evento reuniu importantes personalidades do meio cultural com o objetivo de fortalecer e proteger as vozes femininas na plataforma, além de ampliar a conscientização sobre violência e desigualdade de gênero.
A iniciativa, realizada em parceria com organizações como a Rede Mulher Empreendedora, Gênero e Número e InternetLab, integra uma série de videocasts e eventos presenciais que discutem a equidade de gênero em áreas como política, jornalismo e inteligência artificial. O projeto visa criar um ambiente digital seguro e inclusivo para mulheres, abordando temas como violência online e os desafios enfrentados por criadoras de conteúdo.
Em entrevista ao BN Hall, Sandra Jimenez, head de música do YouTube para a América Latina, comentou sobre o propósito do projeto: “O Substantivo Feminino é uma plataforma que o YouTube criou para proteger e dar voz às mulheres. Nós realizamos uma série de encontros para discutir temas relevantes. No mês passado, tivemos um encontro com a ministra Carmen Lúcia para falar sobre inteligência artificial, em Belo Horizonte. Hoje estamos aqui para falar do protagonismo e do legado das mulheres na cultura. E esta semana em Salvador está sendo especial com o Salvador Capital Afro e os ministros da Cultura celebrando a cultura do G20. Então, o YouTube não podia ficar de fora; estamos onde a cultura acontece”, salientou.
O encontro proporcionou um espaço para discussões abertas, troca de experiências e a construção de redes de apoio entre palestrantes e participantes. Entre os nomes presentes compondo a mesa de debates estavam a secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura Márcia Helena Gonçalves Rollemberg; a deputada federal Lídice da Mata; a empresária e diretora da Gege Produções Flora Gil; a cantora e atriz Larissa Luz. Além delas, a comediante e criadora de conteúdo Dinah Moraes; e a head de Políticas Públicas do YouTube, Alana Rizzo, que mediou o evento.
Entre as convidadas, Flora ressaltou sua relação com o projeto: “Eu gosto muito da Sandra Jimenez, que coordena o YouTube, esse lado todo desses projetos mais especiais. Eu tenho uma convivência com ela de trabalho, com digital. Nós já brigamos muito também, já fizemos as pazes muitas vezes, mas a briga sempre foi saudável, briga de streamings. E eu gosto do jeito que ela conduz, e gostei de ser lembrada por ela, pela empresa, para participar hoje. É tão importante quando tantas mulheres se reúnem com pensamentos, às vezes umas diferentes da outra. O que vale é isso, a troca de conhecimento, foi pra isso que eu vim, pra aprender, pra falar um pouco do que eu sei e aprender muito do que eu não sei”, pontuou.
A cantora baiana Larissa Luz também esteve presente e comentou sobre a importância do evento: “A gente atravessa dificuldades ao longo da nossa carreira, ao longo das nossas construções e é muito importante que a gente se junte para poder diminuir essas dificuldades para quem está chegando, até para a gente mesmo se ajudar, se entender, compartilharmos as nossas questões. A gente tem poucos momentos de encontros, de conversas, a gente está sempre na correria, sempre tentando vencer as demandas, então é bom poder estar junto com essas mulheres, trocando nesse lugar”, compartilhou em entrevista.
Durante a abertura, Sandra comentou sobre a cantora baiana Melly, atração do Afropunk 2024, que ganhou repercussão através do YouTube. A programação para esta sexta-feira ainda contará com um pocket show de Xênia França.
Confira mais fotos do evento:
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.