Comandada por profissionais surdos em Salvador, a Il Sordo se destaca por atendimento inclusivo na Barra
Por Manuela Meneses
Olhar o pôr do sol, aproveitar o mar, se divertir com os amigos… O bairro da Barra, em Salvador, sempre foi bastante turístico, principalmente por abrigar o primeiro farol do Brasil. Mas, para além disso, outra coisa tem chamado atenção no local. Inaugurada em janeiro de 2021, a gelateria Il Sordo, localizada na Rua Marquês de Caravelas, tem levado uma abordagem mais inclusiva para a região por contar com um diferencial: a sorveteria é comandada exclusivamente por funcionários surdos.
Em entrevista ao BN Hall, o sócio Rafael Almeida compartilhou as dificuldades iniciais enfrentadas, especialmente devido ao desconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por parte dos órgãos públicos e da população em geral. “Logo no início, alguns clientes estranhavam o fato de uma empresa contratar apenas funcionários surdos. Ficavam sem saber o que fazer, como chegar, mas nossos funcionários os acolhiam com simpatia e paciência, mostrando que é possível. Hoje, já temos clientes que até se arriscam a se comunicar através da Libras”, contou o empresário e professor.
Atualmente, a Il Sordo oferece mais de 80 sabores de gelato, todos fabricados na própria loja. Entre os destaques estão Cheesecake com Laranja, Café Costa de Ouro e Sensação. Há também opções zero lactose, zero glúten, zero sacarose e veganas, como Goiaba, Morango e Caju, que são aceitas pelo público.
A comunicação na gelateria flui de maneira natural. No local, uma televisão apresenta os principais sinais para facilitar a comunicação, além de placas acessíveis. Os clientes que optam por não utilizar a Libras, podem recorrer ao recurso de mensagens de texto, com o auxílio de um tablet disponível no local para facilitar a interação. “A tecnologia é de fundamental importância para o pleno funcionamento e comunicação entre clientes e funcionários”, explicou Rafael. Ele também ressalta que a iniciativa foi muito bem acolhida pelos clientes desde o início.
Para além de conhecer o estabelecimento e se deliciar com a ampla variedade de sabores, muitos optam por levar seus notebooks e trabalhar no local, que dispõe de mesas com tomadas próximas e internet. Para os pequenos, o ambiente ainda conta com espaço com brinquedos e livros.
O surgimento da gelateria tem contribuído para a sensibilização e inclusão da comunidade surda. Rafael aconselha para outros empresários que desejam iniciar um negócio inclusivo a terem confiança, respeito e oferecerem treinamento adequado. “Todos somos capazes”, afirma.
A Il Sordo funciona de segunda-feira a sábado das 12h às 20h e no domingo, das 11h às 19h e possui no cardápio opções de gelatos a partir de R$ 14,90.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.