Com o tema "Memórias", Casas Conceito lança edição de 2023 na primeira rua do Brasil
Por Alexandre Brochado
Os holofotes baianos se voltaram para a Rua Chile, onde foi lançada a edição de 2023 da mostra Casas Conceito na noite da última sexta-feira (28). Com o tema "Memórias", a localidade foi escolhida por ser a primeira rua do Brasil.
"Para mim, é uma honra poder fazer mais uma mostra no Centro Histórico. Sou apaixonada pela minha cidade e acho que temos que ter muito orgulho. Ter a oportunidade de fazer a Casas Conceito na primeira rua do Brasil realmente foi um privilégio. Agradeço muito todas as oportunidades que a vida tem me apresentado. Esse prédio, que é o Edifício Duas Américas, é um prédio icônico, e hoje é um privilégio poder trazer o tema do Tabaris, esse antigo cabaré que funcionou na Rua Chile, fazendo com que as pessoas de Salvador possam vivenciar esse momento", destacou Andrea Velame, idealizadora da mostra, em entrevista ao BN Hall.
Velame ainda celebrou os trabalhos desenvolvidos pelos designers e arquitetos: "São 26 ambientes feitos com profunda responsabilidade e capacidade autoral, onde cada um deles conseguiu mostrar um pouco do seu trabalho, do seu olhar, retratando a brasilidade e as memórias”.
Para o prefeito de Salvador, Bruno Reis, um dos grandes desafios do Centro Histórico é fazer com que essa área volte a ser desejada, especialmente pelos moradores da cidade.
"Nós temos uma máxima na prefeitura: não há cidade no mundo que seja bem resolvida se seu Centro Histórico não é bem resolvido. A prefeitura hoje tem uma série de ações e iniciativas que vão desde a manutenção até a área de segurança, passando por atividades culturais e apoio a empresários e empreendedores que acreditam nesta região. Temos também a convicção de que a prefeitura sozinha não vai promover uma verdadeira reviravolta nessa área. É importante que tenha também o engajamento de todos e que o setor privado acredite", afirmou o gestor público.
A programação desta edição da Casas Conceito será realizada de 1º de agosto a 1º de outubro, período em que os visitantes poderão conhecer a edificação localizada em frente ao Fera Palace Hotel. O prédio, que possui vista para a Baía de Todos os Santos, conta com características singulares da arquitetura e do design. Entre as propostas apresentadas, a estrutura tem um restaurante no subsolo, que promete proporcionar aos visitantes uma experiência diferenciada com área de café, joalheria, charutaria e livraria.
O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, declarou ao BN que a mostra ressalta como o Centro Histórico está vivo e vibrante, além de evidenciar as possibilidades de fazer coisas de todos os tipos na localidade.
"Tem coisas acontecendo ao mesmo tempo, eventos lá no Pelourinho, eventos como esse de altíssimo padrão de arquitetura e design, que realmente ditam tendências na cidade inteira, acontecendo aqui na Rua Chile, que sempre foi o centro do estilo da cidade. Esse resgate, no sentido de voltar a fazer as coisas aqui, junto com o que o Fera está fazendo, o Fasano e outros empreendimentos, é sinal de que estamos no caminho certo e que as coisas estão caminhando", frisou Tourinho.