Multimídia
Entre convite do PT a Bellintani e articulação de Bruno Reis, Mário Kertesz expõe bastidores das eleições municipais de Salvador
Artigos
Por que apenas 30% das empresas familiares chegam à segunda geração - e por que isso tem mais a ver com emoções do que com finanças
Entrevistas
Afonso Florence garante candidatura de Lula em 2026 e crava retorno ao Congresso: “Sou parlamentar”
Últimas notícias
STJ rejeita recurso do PSOL e mantém absolvição de Ibaneis Rocha em ação sobre doação de EPIs
Por Redação
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão indeferiu liminarmente, na quarta-feira (10), os embargos de divergência apresentados por integrantes do PSOL contra a decisão da Primeira Turma que absolveu o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e ex-gestores.
A ação trata da doação de máscaras e luvas realizada pelo governo do Distrito Federal ao município de Corrente, no Piauí.
Os autores da ação popular, filiados ao partido, sustentaram nos embargos que o acórdão do STJ conteria erro material, “na medida em que não é verdadeira a afirmação de que não haveria lesividade no caso concreto”.
Ao negar o recurso, Francisco Falcão afirmou que os precedentes citados pelos autores dizem respeito a processos envolvendo anulação de licitações e contratos, o que difere do caso em análise, relacionado à doação de equipamentos de proteção individual (EPIs) durante a pandemia de Covid-19.
Imagens de uma câmera de segurança registraram uma situação inusitada e considerada de alto risco em Conceição do Coité, na região sisaleira. O vídeo mostra um cadeirante sendo transportado sobre o teto de uma van, sentado em uma cadeira de rodas.
Segundo o site Vem Ver Cidade, moradores, o veículo realiza viagens entre Juazeirinho, na zona rural do município, e a sede de Conceição do Coité. Nas imagens, o homem aparece sem qualquer tipo de proteção ou cinto de segurança, enquanto o veículo segue em circulação pela via.
A cena gerou preocupação entre moradores, que alertaram para o risco de queda, ferimentos graves e até acidentes fatais, tanto para o cadeirante quanto para outros usuários da via.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido o transporte de pessoas em partes externas de veículos, prática considerada infração grave e passível de autuação e penalidades, incluindo multa e retenção do veículo.
Flávio Bolsonaro começa pré-campanha com recuos, ceticismo e busca de 'vacinas' contra escândalos
Por Carolina Linhares | Folhapress
Na primeira semana do movimento presidencial de Flávio Bolsonaro (PL-SP), que se lançou ao Planalto de forma isolada e sob ceticismo do mercado e da política, o senador tentou debelar a desconfiança sobre sua candidatura, fez recuos em discursos e buscou explicar escândalos que envolveram seu nome.
Na sexta-feira (5), quando anunciou ter sido o escolhido por Jair Bolsonaro (PL) para disputar o Palácio do Planalto em 2026, a primeira ação de Flávio foi buscar como fiador o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) --preferido do centrão e da Faria Lima, mas preterido pelo ex-presidente.
O senador declarou que Tarcísio tinha lhe dado apoio e que não vê um cenário em que ambos sejam candidatos. O próprio governador, porém, só confirmou esse apoio na segunda (8) e ainda mencionou que a direita deve ter outras opções além de Flávio.
Apenas dois dias após anunciar seu nome, a primeira derrapada de Flávio veio no domingo (7), quando admitiu que poderia não levar a candidatura até o fim, mas que isso teria um preço, o que só alimentou a leitura na centro-direita de que tratava-se de um balão de ensaio para negociar medidas de interesse da família Bolsonaro, como a anistia a condenados por atos golpistas, o que inclui o pai.
Sob pena de não ser levado a sério, Flávio voltou atrás e, já no dia seguinte, em entrevista à Folha, afirmou que sua candidatura era irreversível. O senador explicou que seu preço, o perdão total a Bolsonaro e a reversão da inelegibilidade do ex-presidente, provavelmente não deve ser cumprido até a eleição e, portanto, o Bolsonaro na urna seria ele próprio.
Na entrevista, ele disse ter feito apenas um jogo de palavras. "Joguei com as palavras para falar de preço, mas a condição é: Bolsonaro tem que estar livre e nas urnas", afirmou.
Depois de políticos, mesmo de partidos aliados ao PL, terem apontado como desvantagens de Flávio sua baixa viabilidade eleitoral e a rejeição à família Bolsonaro, o senador apostou em táticas para se afastar dos principais escândalos que envolvem seu nome.
Dois vídeos publicados em seu canal no YouTube na última semana trazem a versão do senador para escândalos que, uma vez candidato, devem ser explorados por adversários --a acusação de rachadinha operada por Fabrício Queiroz e a compra de uma mansão de R$ 6 milhões em Brasília. Os vídeos trazem trechos de entrevistas de Flávio a podcasts em que ele explica os dois casos.
Em 2021, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu pelo foro especial do senador e anulou provas da investigação sobre a rachadinha.
À Folha ele disse que seus bens são compatíveis com seus ganhos e que não teme que essas apurações sejam retomadas. "Pode investigar à vontade, vai ser só a comprovação do uso da máquina pública para perseguir adversário político. [...] Essas coisas estão todas arquivadas. Nunca tive um processo criminal iniciado contra mim por causa disso. É uma espuma danada."
Ao explicar a compra da mansão ao canal Fala Guerreiro Cast, Flávio diz que fez um financiamento no banco e que quitou a dívida graças ao que ganha como advogado. "Pode tacar a pedra que quiser, que pra mim é matar no peito e sair jogando", diz.
Página de YouTube de Flávio Bolsonaro, com vídeos sobre mansão e rachadinha Reprodução Página de YouTube de Flávio Bolsonaro, com vídeos sobre mansão e rachadinha Imagem pequena **** Em outra frente, o filho de Bolsonaro também se dedicou a tentar reduzir a rejeição ligada ao pai. Ainda na sexta da semana passada, disse que sua campanha seria a oportunidade de as pessoas conhecerem um outro Bolsonaro, "com pensamento pacificador".
Na entrevista à Folha, declarou que não tentaria ser igual ao pai e ressaltou ter tomado vacinas contra a Covid. "Tenho os mesmos princípios, tenho o sangue Bolsonaro, mas nenhum ser humano é igual ao outro. [...] Ele não quis tomar vacina; eu tomei duas doses. Só para te dar um pequeno exemplo de que vocês verão um Bolsonaro centrado, equilibrado e que tem algumas opiniões próprias."
Flávio em sua versão presidenciável também não poupou palavras como previsibilidade, serenidade, transparência e calma.
Newsletter Brasília Hoje Receba no seu email o que de mais importante acontece na capital federal *** No campo da política, o nome de Flávio conseguiu o feito de unificar a família Bolsonaro, mas também recebeu críticas por descolar o PL do plano dos partidos do centrão, como PP, União Brasil, Republicanos e PSD. Num ajuste de rota, o senador tem dito que vai buscar o centrão e que sua candidatura será baseada em muita conversa.
Um primeiro esforço nesse sentido, porém, foi esvaziado. Apenas os presidentes do PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Antônio de Rueda, compareceram a um jantar na casa do senador na segunda (8).
Ciro Nogueira afirmou que Flávio é seu amigo, mas defendeu como nomes viáveis apenas Tarcísio e Ratinho Jr. (PSD), governador do Paraná. O líder do partido na Câmara, dr. Luizinho (RJ), disse à Folha que o movimento isolado de Flávio e do PL libera o partido para apoiar outra candidatura ou ficar independente.
O senador buscou ainda aparar arestas em relação ao mercado, que reagiu mal ao anúncio de sua candidatura. Segundo Flávio, o mercado precificou uma nova vitória de Lula (PT) em 2026, já que hoje as pesquisas mostram que o presidente o venceria --o senador diz, contudo, que vai crescer nas sondagens.
O filho do ex-presidente tem ressaltado que vai buscar o melhor time, disse querer dar continuidade à política de austeridade do ex-ministro Paulo Guedes e estabelecer um teto para a relação dívida/PIB.
Em um movimento de aproximação com a Faria Lima, Flávio almoçou, na quinta (11), no banco suíço UBS, em São Paulo. Como mostrou o Painel, chamou para colaborar em seu plano de governo o economista Adolfo Sachsida, que é discípulo de Guedes e foi ministro de Minas e Energia e secretário de Política Econômica no governo Bolsonaro.
Um homem de 56 anos foi preso em flagrante na sexta-feira (12), em Salvador, após se passar por policial civil e ser flagrado com um veículo clonado.
A abordagem foi realizada por guarnições do Batalhão Apolo da Polícia Militar durante patrulhamento preventivo voltado ao combate a furtos e roubos de veículos, na Estrada do Derba.
De acordo com a polícia, a ação ocorreu por volta das 18h30, quando os militares interceptaram um automóvel e realizaram a identificação veicular. Durante a verificação, foram constatadas inconsistências nos sinais identificadores, o que confirmou que se tratava de um carro clonado.
A prefeitura de Feira de Santana assinou, na tarde desta sexta-feira (12), um contrato de financiamento internacional no valor de 64 milhões de dólares, o equivalente a cerca de R$ 346 milhões. O acordo foi firmado com o Banco de Desenvolvimento Fonplata, instituição voltada ao financiamento de projetos na Bacia do Prata.
Segundo o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, a assinatura foi realizada por videoconferência com a diretoria do banco, sediada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e contou com a participação de executivos da instituição financeira. O contrato foi assinado pelo prefeito José Ronaldo (União).
Conforme a prefeitura, os recursos do empréstimo serão aplicados em obras estruturantes de infraestrutura urbana, com intervenções em diferentes bairros do município. Entre as ações previstas estão: Duplicação da Avenida Artêmia Pires Freitas, Implantação de rede de macrodrenagem nos bairros Baraúnas, Campo Limpo, Queimadinha e no entorno da Lagoa Salgada, Soluções para pontos críticos de alagamento, Obras de mobilidade urbana, pavimentação e requalificação viária e Intervenções de urbanização em diversas regiões da cidade.
Ainda de acordo com a gestão municipal, o conjunto de obras tem como objetivo melhorar a mobilidade, reduzir alagamentos e ampliar a infraestrutura urbana.
O secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, informou que a abertura do processo licitatório está prevista para o dia 26 de janeiro. Após a conclusão da licitação, será emitida a Ordem de Serviço para início das obras. As primeiras intervenções devem contemplar ações de drenagem e macrodrenagem nos bairros Queimadinha, Campo Limpo, Baraúnas e Feira 10, além da duplicação da Avenida Artêmia Pires Freitas e obras de pavimentação asfáltica.
O pacote de investimentos também prevê a implantação do Cemaden Municipal (Centro de Monitoramento de Desastres Naturais). Segundo a Prefeitura, o sistema permitirá o monitoramento e envio de alertas sobre riscos de enchentes e alagamentos, com foco na prevenção de desastres.
A assinatura do contrato contou com a presença de secretários municipais, do procurador-geral do Município e de representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Bola parada decide, Flamengo supera o Pyramids e garante vaga na final do Intercontinental
Por Redação
O Flamengo confirmou o favoritismo, foi eficiente quando precisou e carimbou seu lugar na decisão da Copa Intercontinental. Na tarde deste sábado (13), no Estádio Ahmad bin Ali, no Catar, o Rubro-Negro venceu o Pyramids por 2 a 0 e avançou à final do torneio, onde terá pela frente o Paris Saint-Germain.
A classificação veio pelo alto. O Fla encontrou na bola parada o caminho para definir a semifinal. Com precisão nas cobranças, Arrascaeta foi decisivo ao servir os dois zagueiros: Léo Pereira abriu o placar ainda no primeiro tempo, e Danilo fechou a conta na etapa final, ambos em jogadas aéreas.
O primeiro gol saiu aos 23 minutos. Após falta levantada pelo lado esquerdo, Léo Pereira ganhou da marcação e testou firme para colocar o Flamengo em vantagem. Já no início do segundo tempo, aos seis minutos, o roteiro se repetiu: Arrascaeta cruzou novamente da esquerda, e Danilo apareceu livre no segundo pau para ampliar e encaminhar a classificação.
Com o resultado, o Flamengo chega à final do Intercontinental embalado por uma temporada de conquistas. O triunfo sobre o Pyramids representou o sexto troféu do clube em 2025, somando-se à Supercopa do Brasil, Campeonato Carioca, Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa das Américas (derby contra o Cruz Azul) e agora a Challenger Cup.
Agora, o desafio será diante do campeão europeu. Flamengo e Paris Saint-Germain se enfrentam na próxima quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília), novamente no Ahmad bin Ali, valendo o título intercontinental.
Um levantamento realizado pela Ouvidoria da Secretaria da Segurança Pública (SSP) registrou um índice de 80% de aprovação da população em relação às ações policiais de combate ao crime organizado. A pesquisa foi conduzida na manhã de sábado (13) na região do Farol da Barra, em Salvador, onde ouvidores abordaram mais de 270 pessoas.
O estudo também coletou dados sobre a percepção de segurança e a presença das equipes policiais. De acordo com os resultados, mais de 78% dos entrevistados já acionou a Polícia Militar, 15,8% utilizou os serviços da Polícia Civil e 5,3% recorreu ao Corpo de Bombeiros Militar. Sobre o atendimento recebido, 84,2% dos consultados o consideraram bom.
A ação integra o projeto Ouvidoria Itinerante, que ao longo do ano visitou diversos bairros da capital baiana e da Região Metropolitana de Salvador. As pesquisas também foram realizadas durante grandes eventos, como Carnaval, São João e Micaretas.
Conforme a SSP, os dados computados pelos profissionais auxiliam na elaboração de relatórios para qualificar a atuação das Forças Policiais.
Relator de PL da dosimetria no Senado flerta com anistia em meio a cenário eleitoral incerto em SC
Por Catarina Scortecci | Folhapress
Escolhido para ser o relator no Senado do projeto de lei que reduz as penas dos condenados no processo da trama golpista, Esperidião Amin (PP-SC) assume a pauta prioritária dos bolsonaristas no mesmo momento em que enfrenta incertezas no cenário eleitoral de Santa Catarina para 2026, quando pretende disputar a reeleição.
Amin está filiado ao PP, um dos partidos do centrão com mais parlamentares no Congresso Nacional, e o peso da sigla é relevante nas costuras eleitorais em Santa Catarina. Mas a entrada de Carlos Bolsonaro (PL) na disputa catarinense embaralhou os acordos que estavam sendo desenhados para as eleições do Senado, com reflexos também na corrida ao governo estadual.
Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Carlos anunciou nesta quinta-feira (11) a renúncia do seu mandato de vereador no Rio de Janeiro, confirmando a intenção de concorrer ao Senado por Santa Catarina, onde o bolsonarismo tem ampla capilaridade --nas eleições de 2024, outro filho do ex-mandatário, Jair Renan, foi eleito vereador na Câmara de Balneário Camboriú, no litoral do estado, com a maior votação da Casa.
A entrada de Carlos na disputa, ensaiada desde junho, gerou um racha na direita catarinense, que até aquele momento se organizava para lançar duas candidaturas ao Senado: de Amin e da deputada federal Carol de Toni (PL).
Para a família Bolsonaro, a solução encontrada para manter o PP na chapa seria tirar Carol de Toni da disputa majoritária, mas uma ala do PL tem reclamado abertamente dessa possibilidade.
A deputada estadual Ana Campagnolo (PL) disse que a correligionária está sendo "rifada" e criticou a decisão "de cima para baixo" para dar espaço a Carlos Bolsonaro. Já Carol de Toni ainda avalia se tentará a reeleição para a Câmara ou se vai migrar para o partido Novo e concorrer ao Senado.
A permanência de Carol de Toni na corrida, pelo PL ou mesmo pelo Novo, pode ser uma ameaça à reeleição de Amin, já que Carlos Bolsonaro é considerado, pelo grupo da direita, o nome mais forte nas urnas de Santa Catarina.
Tanto Carol de Toni quanto Ana Campagnolo são lideranças expressivas do PL catarinense. Nas eleições de 2022, as duas foram as mais votadas no estado para a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa, respectivamente.
Mas outras lideranças do PL entendem que o PP, que em 2026 deve se unir ao União Brasil para formar uma federação, é uma legenda importante para a reeleição do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e defendem que Amin esteja na composição.
Segundo o grupo, uma eventual chapa pura ao Senado com Carlos e Carol de Toni pode empurrar a União Progressista para uma aliança com o hoje principal adversário de Jorginho Mello nas urnas, o atual prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD).
Ele atua no mesmo espectro político do governador, e o PL teme que obtenha mais partidos em torno da sua candidatura.
A questão, na avaliação do mesmo grupo, também passa pelas definições nacionais, se o senador Flávio Bolsonaro (PL) vai seguir na disputa pelo Planalto e se a União Progressista irá apoiá-lo ou dar respaldo a outro nome.
Amin tem evitado falar publicamente sobre o impasse, mas dá sinais claros de que pretende seguir no campo bolsonarista para conquistar o eleitorado no ano que vem. Procurado pela Folha na quinta, ele não respondeu ao pedido de entrevista até a publicação deste texto.
Antes conhecido por ser um político da direita tradicional, Amin se radicalizou nos últimos anos e, nesta quarta-feira (10), logo após ser indicado relator do projeto de lei da dosimetria, declarou que é a favor da anistia completa. Acrescentou que perdoar ou não os condenados é "uma decisão política".
Ele não descarta a possibilidade de a proposta, sob sua relatoria, transformar-se em um perdão amplo, o que daria impulso às suas pretensões eleitorais.
Apesar das sinalizações, Amin afirmou que ainda estuda o caso e que vai entregar seu relatório na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado até a próxima quarta-feira (17). Ele disse também que trabalhará para o projeto de lei ser votado ainda neste ano.
A proposta chega ao Senado após ter sido aprovada na Câmara por 291 votos contra 148. O texto propõe uma nova regra para somar as penas dos crimes contra a democracia e prevê mudanças na progressão de regime.
Se aprovado no Senado sem alterações, Bolsonaro, que está preso desde 22 de novembro, poderia ficar menos tempo em regime fechado (entre 2 e 4 anos, contra uma estimativa atual de 6 a 8 anos).
Em 11 de setembro, o ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Devotos de Santa Luzia, conhecida como protetora da visão e padroeira dos oftalmologistas, participam neste sábado (13) da tradicional festa religiosa em Salvador. A celebração acontece na Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, no bairro do Comércio.
A programação religiosa contou com missas às 6h, 8h e 10h. Após a celebração das 10h, será realizada uma procissão pelas ruas da capital baiana, com saída e retorno para a igreja.
TARDE
No período da tarde, os festejos serão encerrados com a Santa Missa às 15h, reunindo fiéis em momentos de oração e devoção.
Santa Luzia nasceu no final do século 3, em Siracusa, na Itália, em uma família cristã. Ela ficou conhecida pela decisão de consagrar a vida a Deus e pelo compromisso com o cuidado aos pobres. Durante a perseguição aos cristãos no Império Romano, Santa Luzia manteve-se firme na fé, mesmo diante de ameaças, torturas e do martírio, tornando-se um símbolo de resistência espiritual.
O nome Luzia, que significa “luz”, reforça a tradição que a consagrou como intercessora pela saúde dos olhos e da visão. Ao longo dos séculos, a santa passou a ser invocada por fiéis que buscam cura e iluminação espiritual.
Na iconografia católica, Santa Luzia é representada com uma palma, símbolo do martírio, e um prato com olhos, imagem que remete à sua proteção sobre aqueles que pedem luz e cura.
Victor Alexandre, filho da dançarina Carla Perez e do cantor Xanddy, reformulou o espaço de criação de galinhas em sua residência e divulgou o resultado em suas redes sociais. Na publicação, ele detalhou as alterações realizadas na “mini roça” doméstica.
Veja vídeo:
O jovem explicou o impacto das mudanças no comportamento dos animais. “Dia de ajustes aqui na roça. Mudei algumas coisas de lugar e, pra quem não sabe, galinha sente tudo. Qualquer mudança vira estresse e para as galinhas significa menos ovos. Elas são super sensíveis ao ambiente, à rotina e até ao cantinho onde gostam de botar”, escreveu.
Ele também reforçou a motivação por trás do cultivo próprio. “E sigo assim, produzindo e consumindo direto da fonte. Faz total sentido pra mim criar galinhas, ter meus próprios ovos, saber a qualidade da proteína que consumo… tudo conversa com o estilo de vida que eu escolhi viver”, completou em sua postagem.
Na sequência da publicação, o pai, Xanddy, interagiu nos comentários. O cantor afirmou que vai cantar para as galinhas.

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
Luiz Inácio Lula da Silva
"Queremos redefinir o papel da Guarda Nacional. Se aprovada a PEC, nós vamos criar o Ministério da Segurança Pública neste país".
Disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao afirmar que pretende criar o Ministério da Segurança Pública caso a PEC enviada pelo governo sobre o tema seja aprovada pelo Congresso. Segundo ele, a mudança faria parte de uma reestruturação do setor e da redefinição do papel da Guarda Nacional.