Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

upas

Conselho de Saúde da Bahia aciona MP para apurar irregularidades nos atendimentos em UPAs de Salvador
Foto: Imagem Ilustrativa. Divulgação/ Secom/PMS

O Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) acionou o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CESAU) do Ministério Público da Bahia para realizar uma investigação sobre o atendimento prestado pelas UPAs  de Salvador e da possibilidade de irregularidades. A entidade acionou ainda a Coordenação do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do MP-BA para o caso. 

 

Segundo a entidade, a medida chega após relatos frequentes de pacientes e familiares apontarem deficiências nessas unidades, tais como: superlotação, maus tratos aos pacientes que são atendidos no chão, falta de humanização no atendimento, situações que são semelhantes a violência no atendimento, demora excessiva no atendimento, alocação inadequada de pacientes em estado grave e insuficiência de profissionais de saúde para atender à demanda.

 

De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, Marcos Gêmeos, é encessário acompanhamento e cobrança nos atendimentos prestados nesses locais. 


 

“É preciso cobrar a gestão e qualidade dos serviços prestados nas UPAs, bem como responsabilizar, a Prefeitura Municipal de Salvador, a garantir que essas unidades ofereçam condições adequadas para o atendimento da população”, afirma

 

De acordo com dados do último Plano Municipal de Salvador, via CES-BA, cerca de 70% dos pacientes atendidos nas UPAs recebem pulseira verde, indicando uma situação pouco urgente e, portanto, casos menos graves. Já aproximadamente 10% dos pacientes recebem a pulseira azul, que sinaliza a ausência de urgência, ou seja, quadros que não exigem atendimento imediato.

 

Conforme a entidade, esses números indicam que grande parte da demanda nas UPAs poderia ser resolvida em unidades de saúde menos complexas, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Unidades de Saúde segue vai reforçar atendimentos nas UPAs neste final de semana em Salvador
Foto: Ascom SMS

Cumprindo com o objetivo de seguir garantindo agilidade nos atendimentos e otimizar o fluxo da Rede de Urgência e Emergência de Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prossegue neste final de semana com seis Unidades da Atenção Básica funcionando em retaguarda às UPAs, das 07 às 19h. 

 

A medida de caráter extraordinário visa acolher os pacientes de menor complexidade, classificados como verde e azul, que buscam as unidades de emergência para atendimentos. Neste sábado (23) e domingo (24), eles serão direcionados pela equipe local após triagem, para as unidades de suporte onde darão sequência ao atendimento.

 

A iniciativa é parte mobilização Salvador Contra a Dengue, idealizada pela Saúde para fortalecer assistência aos soteropolitanos, e como medidas preventivas e de combate ao mosquito. Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS destaca que a iniciativa inovadora possibilita maior resolutividade na assistência prestada aos munícipes durante o final de semana. “Os pacientes atendidos pelas UPAS passam pelo acolhimento e identificação da sua necessidade de saúde e, dependendo de cada perfil, são referenciadas para as unidades de suporte. Essa estratégia tem se mostrado eficaz para diminuir os fluxos das UPAS, e otimizar o acolhimento, por isso seguimos de portas abertas nos finais de semana”, pontua.

 

LISTA DAS UNIDADES

UBS Periperi com suporte à UPA Adroaldo Albergaria

USF Vale do Matatu com suporte à UPA Brotas

UBS Rodrigo Argolo com suporte ao P.A. Rodrigo Argolo

USF São Marcos com suporte ao P.A. São Marcos

UBS Péricles Laranjeira com suporte aos pacientes da Fazenda Grande do Retiro I

USF Cajazeiras X com suporte aos pacientes da região

Ministério da Saúde faz visita à Salvador para habilitação e qualificação de Unidades de Pronto Atendimento
Foto: Divulgação

A vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da saúde, Ana Paula Matos, recebeu representantes do Ministério da Saúde (MS) em visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris, na manhã desta sexta-feira (17). A visita, liderada pelas técnicas da Coordenação-Geral de Urgência Marisete Dalenogare e Graciete Duran, ocorrem em cumprimento às Portarias de Consolidação nº 3 e nº 6, de setembro de 2017, que preconizam a habilitação e renovação da qualificação das Unidades de Pronto Atendimento UPA 24h - componentes da Rede de Urgência e Emergência. Além da unidade Barris, também foram inspecionadas as unidades de Paripe, Santo Antônio, San Martin e Valéria.

 

A gestora municipal destacou a importância do alinhamento entre Governo Federal, Estadual e Municipal. “Em 2013 a cidade contava com apenas uma UPA. Hoje temos 10 unidades de pronto atendimento 24h realizando, juntas, uma média mensal de 105 mil atendimentos de munícipes de toda a Bahia. Então, essas visitas são de extrema importância para articular e integrar todos os equipamentos de saúde com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna”, afirmou. 

 

As UPAs foram o centro de discussão do encontro porque são a principal porta de entrada aos serviços hospitalares. “Temos por muitos anos esse padrão estabelecido, o que muitas vezes gera superlotação e, consequentemente, lentidão na regulação de pacientes. Para reverter este cenário tenho buscado desde quando assumi a função de secretária estar muito próxima do Estado com o intuito de qualificar essa rede em geral. O que está sob competência e alçada do município estamos fazendo e, nos próximos dias, lançaremos oficialmente um grupo de trabalho para revisar fluxos e processos. E para avançarmos, precisamos da participação efetiva de todos os entes nesse processo de qualificação da assistência”, destacou Ana Paula Matos.

 

Durante as visitas foram avaliadas a infraestrutura das unidades quanto a ambientes e instalação de equipamentos, fluxos estabelecidos e demais requisitos necessários que comprovem o efetivo funcionamento do serviço. Também foram observados registro de transferências de pacientes para as referências hospitalares, implantação de protocolos de atendimento clínico, enfermagem, de classificação de risco e de procedimentos administrativos instituídos em cada UPA; bem como relatórios de agravos de notificação compulsória, levantamento dos atendimentos realizados nas unidades e escalas dos profissionais atuantes em cada unidade. Considerando que a qualificação da UPA 24h é válida por 03 anos, torna-se necessário um novo processo de avaliação cada período.

 

Além da vice-prefeita de Salvador e secretária da saúde, a equipe do MS foi recepcionada pela Gestão Executiva de Atenção às Urgências do Município, representada por Aline Ribas; pela representante da SESAB, Danielle Canavarro, e demais coordenadores, diretores, médicos e enfermeiros da Fundação José Silveira, Organização Social gestora da UPA Barris. As equipes percorreram todas as dependências do equipamento, realizando vistoria ampliada em cada setor e área técnica.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas