Artigos
El Niño de 2026: o país não pode enfrentar uma seca histórica de olhos vendados
Multimídia
Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Entrevistas
Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
musica gospel
A capital baiana irá sediar um dos maiores eventos dedicados a música gospel do Norte/Nordeste. O Bahia Gospel Festival chega ao Parque de Exposições no próximo dia 27 de junho, a partir das 15h, com grandes atrações da música gospel nacional.
Entre as atrações confirmadas, estão o cantor Thalles Roberto, Samuel Eleotério e Valesca Mayssa, Misaias Oliveira, Eric Carvalho, Jessé Alcântara, Sandro Nazireu, Pagode Restaura, Talita Barbosa e Luã Freitas.
“Estamos trabalhando com muita dedicação e carinho para entregar ao público uma edição ainda mais especial. Nossa expectativa é reunir grandes nomes da música gospel nacional, proporcionar momentos marcantes de adoração e celebrar a fé em um ambiente de união”, destacou o coordenador-geral do Bahia Gospel Festival, Heber Santana.
O evento é realizado pelas igrejas evangélicas da Bahia, com o governo do estado. A entrada é gratuita, mas a organização pede que o público leve 1 kg de alimento para o Projeto Bahia sem Fome.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu, nesta terça-feira (23), a música gospel como manifestação cultural através da assinatura de um decreto. Durante a cerimônia, Lula afirmou que o gesto é um importante “acolhimento” aos evangélicos.
“A assinatura desse decreto representa mais um passo importante de acolhimento e respeito a comunidade e ao povo evangélico do Brasil. É um ato simples, mas com força simbólica muito profunda”, declarou Lula.
O presidente afirmou ainda que o decreto confirma que a “fé também se expressa com cultura, como identidade e história viva do nosso povo”. O decreto foi sugestão da senadora Eliziane Gama (PSD).
Lula ainda aproveitou para brincar com o advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). “Vamos transformar a música gospel, Messias, em patrimônio. Na semana que vem, você pode estar preparado porque, além de ser ministro da Suprema Corte, você vai poder cantar música gospel no Palácio do Planalto”, afirmou.
A cantora Katê dará um novo passo na música, desta vez em um outro estilo. Após se converter ao evangelho, a ex-vocalista do VoaDois fará a grande estreia nos palcos como cantora gospel em um projeto especial.
Com novo nome artístico, Carla Wintor, a baiana lançou nesta sexta-feira (20) a primeira canção da nova fase da carreira, 'Hallelujah', em parceria com o grupo norte-americano Trybe Worship, com o coral brasileiro Back to Black e com a regência do maestro baiano Luciano Calazans.
"Depois de quase quatro anos como missionária, de repente, estou aqui gravando um louvor em inglês pela primeira vez. O nome desse projeto se chama Hallelujah e eu jamais imaginei que eu pudesse compor uma canção em inglês", contou.
Katê, que vive nos Estados Unidos com a família, o companheiro Ben Wintor, que é missionário, e a filha Clara Wintor, revelou de onde veio a inspiração para a música.
"Quem me conhece sabe que eu ainda não tenho o inglês fluente, e eu fui fazer uma visita a Los Angeles, e quando eu estava em uma sacada de um apartamento eu pensei 'Senhor, o nome dessa cidade é Los Angeles e é por isso que eu vou adorar agora com os anjos nesse lugar'. Quando eu percebi, essa canção estava saindo dos meus lábios. Em sete dias o maestro Luciano Calazans tinha feito um arranjo belíssimo e uma orquestra gravou um arranjo extraordinário", disse.
O testemunho feito por Carla viralizou em 2023 nas redes sociais. Em vídeos, a artista afirmou estar feliz com a nova vida e condenou o Carnaval, festa que por anos ela se apresentou com o VoaDois e também na carreira solo.
"O que eu posso dizer é que quem conhece Jesus não quer Carnaval. Embora Deus ame milhões de pessoas que estejam lá, não é sobre o amor de Deus por nós, é sobre o nosso amor por ele. O Carnaval não foi uma festa criada para adorar Deus. E é nítido isso, embora tenha gente que não consiga enxergar isso com olhos espirituais. Eu não queria estar no Carnaval agora, não quero parecer hipócrita, eu só quero que vocês saibam que existe uma felicidade genuína."
O testemunho da artista foi apoiado por diversos artistas, entre eles Lincoln Senna, Tomate e Vina Calmon.
Afastada dos palcos de forma recorrente desde o fim da dupla com Simone, em 2022, a cantora Simaria Mendes deixou os fãs com uma ponta de esperança ao surgir cantando nas redes sociais no último final de semana.
A artista, que chegou a fazer uma única apresentação em junho de 2023 durante uma festa de Carlinhos Maia, escolheu uma música gospel da cantora Aymeê Rocha, que viralizou recentemente na web com uma denúncia sobre a Ilha de Marajó, no Pará. "Uma das músicas mais profundas que já ouvi em toda minha vida!", escreveu Simaria ao compartilhar o vídeo.
Cobrada pelos fãs nas redes sociais, Simaria chegou a dar uma bronca na pressão feita para que ela volte aos palcos. Na época, ela comentava sobre a rotina como mãe e dona de casa.
"Tem uma galera que fica cobrando umas coisas que não fazem sentido nenhum. Quero só deixar bem claro para vocês que a vida é minha e volto na hora que eu quiser voltar a trabalhar. Tenho minhas questões, tenho minha vida. Tenho dois filhos que dependem de mim. Exclusivamente de mim, ok?."
Revelações da música gospel, as cantoras Isadora Pompeo e Luma Elpídio trazem a Salvador o show “Livre Acesso”. A única apresentação acontece no Teatro Jorge Amado, no dia 3 de maio, às 19h30. No repertório, canções autorais, tanto da carioca Luma, quando da youtuber gospel Isadora. Os ingressos custam R$ 72 (inteira) e R$ 36 (meia) e podem ser adquiridos no local ou pela internet (clique aqui).
SERVIÇO
O QUE: Show Livre Acesso – Isadora Pompeo e Luma Elpídio.
QUANDO: Quarta-feira, 3 de maio, às 19h30.
ONDE: Teatro Jorge Amado
VALOR: R$ 72 (inteira) e R$ 36 (meia)
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
João Roma
"A lei não pode ter lado político".
Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.