Projeto Prisma faz especial do Dia de Iemanjá com historiador Marcos Rezende
O Projeto Prisma desta segunda-feira (2) recebe o historiador Marcos Rezende para falar sobre a tradicional Festa de Iemanjá, data que faz parte do calendário soteropolitano e une sagrado e profano nas ruas do bairro do Rio Vermelho.
Completando 104 anos em 2026, a celebração tem como tema “Yemanjá: a Mãe que ilumina a todos nós!”. Os festejos começam no domingo (1º), com a entrega do presente de Oxum. O cortejo tem saída marcada para 23h10, do Terreiro Olufanjá (Ilê Axê Iyà Olufandê), no bairro do Beiru. A chegada ao Dique do Tororó está prevista para 23h40, e a entrega do presente acontece à meia-noite.
Diante desse contexto, a entrevista desta semana repercute a importância histórica e cultura do dia da Rainha do Mar. Além de historiador, Marcos Rezende é mestre em Gestão e Desenvolvimento Social, Ogã de Ewá e Ojuobá da Casa de Oxumarê, além de ser fundador e membro da Direção Nacional do Coletivo de Entidades Negras (CEN).
Rezende também é militante do PSOL e já esteve na condição de suplente de vereador em Salvador. Ele acumula, ainda, uma candidatura a deputado estadual em 2022.
Acompanhe a entrevista ao vivo:
Confira as últimas edições do Projeto Prisma:
