Artigos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Multimídia
Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Entrevistas
Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
futebol de base
A Seleção Brasileira Sub-17 venceu a Argentina por 3 a 0 na noite desta sexta-feira (10), no Estádio Ameliano Villeta, no Paraguai, e garantiu classificação antecipada para a Copa do Mundo da categoria. As joias do Bahia, Kauê Furquim e Lyan estiveram em campo pelo Brasil.
Com o resultado, o Brasil chegou aos nove pontos e também assegurou vaga nas semifinais do Sul-Americano, com uma rodada de antecedência para o fim da primeira fase.
No clássico sul-americano, a equipe construiu a vitória ainda no primeiro tempo, com dois gols de Riquelme Henrique. Na etapa final, Eduardo Conceição completou o placar.
A campanha consistente confirma a Seleção entre as melhores do torneio e garante presença no Mundial Sub-17, competição para a qual o Sul-Americano distribui vagas diretas.
Já classificado, o Brasil volta a campo neste domingo (12), às 17h (de Brasília), para enfrentar a Venezuela, novamente no Estádio Ameliano Villeta, pela última rodada da fase de grupos.
Dentro do esporte, o destino se encarrega de escrever roteiros que parecem cuidadosamente planejados. No futebol de base, que carrega em sua essência um ciclo contínuo de chegadas e partidas, os enredos são cada vez mais emocionantes. Um desses cenários foi desenhado nesta semana, durante a última partida do SSA Futebol Clube pelo Campeonato Baiano Sub-20, contra a Juazeirense, onde dois jovens atletas, com o mesmo nome e apelido, protagonizaram uma simbólica passagem de bastão.
De um lado, Guilherme Abreu, o Gui Abreu. Do outro, Guilherme Silva, o Gui Silva. Um é veterano e está se despedindo da categoria. O outro, um estreante dando os primeiros passos dentro do Sub-20.
Abreu chegou ao SSA FC em 2022, aos 14 anos, quando disputou, pela primeira vez, o Campeonato Baiano Sub-20. Naquele período, participou de partidas importantes e iniciou sua trajetória em uma competição estadual de alto nível. Desde então, ele construiu sua história no clube, passando pelo Sub-15 e Sub-17. Quatro anos depois daquela estreia precoce, ele encerra seu ciclo na categoria.
E a despedida não poderia ter sido mais emblemática. O SSA FC goleou a Juazeirense por 5 a 1 no Estádio de Pituaçu, e Gui Abreu marcou seu último gol pelo clube na categoria. O atleta, que cresceu dentro da instituição, agora alça voos maiores: ele está de mudança para o Ceará Sporting Club, onde dará continuidade à sua carreira, exemplificando o papel formador do SSA.
Mas, enquanto um ciclo se encerrava, outro renascia. O destino reservou coincidências raras para a partida. Também com 14 anos, Gui Silva fez sua estreia no Campeonato Baiano Sub-20, repetindo exatamente o feito de Gui Abreu quatro anos antes. Mesmo nome, mesmo apelido, mesma idade e a mesma competição como palco inicial.
Contudo, estrear não foi o suficiente. Na mesma partida, Silva deixou sua marca com um gol. Se de um lado houve o tento de despedida, do outro surgiu o gol de apresentação.
Em nota, o clube afirmou que foi uma tarde de dupla celebração: “De um lado, a confirmação de mais um atleta pronto para dar o próximo passo e ganhar espaço em um clube de grande projeção nacional. Do outro, o surgimento de um novo talento. Mais do que coincidências, a partida evidenciou o trabalho contínuo do SSA Futebol Clube na formação de jovens atletas. Um processo que vai além do desenvolvimento técnico e busca imprimir identidade, disciplina e ambição — o chamado ‘DNA SSA’”.
No confronto em Pituaçu, os dois “Guis” escreveram, juntos, um capítulo especial: um encerrando seu ciclo, o outro dando os primeiros passos rumo ao futuro.
O Fluminense de Feira tem colocado as categorias de base no centro de seu projeto esportivo e financeiro. Sob a gestão da SAF, o clube aposta na formação de atletas como o principal caminho para a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que busca qualificar processos e ampliar o alcance competitivo das equipes jovens.
Responsável direto pelo desenvolvimento técnico dos atletas, o treinador Edu Silva detalhou a filosofia adotada no dia a dia. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele explicou que o trabalho é pautado na construção de um modelo de jogo adaptável, capaz de preparar os jogadores para diferentes cenários.
"Eu já tinha uma ideia de jogo apoiado e de imposição. Claro que, quando a gente começa a viajar, estudar e entender o que precisa ser feito na base, buscamos um pouco de cada conceito", afirmou.
Foto: Gabriel Costa / Fluminense de Feira FC
VERSATILIDADE E INTERCÂMBIO
O treinador destaca que a formação vai além de um único estilo, priorizando a versatilidade. "Uma ideia adaptável é a ideal, porque enfrentamos equipes que às vezes nos jogam para trás e outras que são um pouco mais frágeis. O atleta tem que estar preparado para todos os tipos de jogo. A base é sobre isso", explicou.
A proposta também considera o futuro dos jovens fora do Touro do Sertão: "Ao longo da carreira, eles vão trabalhar com vários treinadores; trazer esse leque de ideias é fundamental para eles".
Além da metodologia, o clube planeja participações em torneios fora do estado e até internacionais.
"Existe a ideia de, no meio do ano, fazermos alguns jogos na Áustria. É uma parceria nossa com clubes de lá. Já começamos no ano passado a sair da esfera Bahia para disputar a Copa Atlântica", revelou Edu Silva.

Foto: Gabriel Costa / Fluminense de Feira FC
A transição para o time principal é parte vital do planejamento, visando reduzir o impacto da subida de categoria.
"Minha ideia é deixar os atletas preparados para que, quando solicitados, tenham condições de ir para o profissional sem sentir tanto a parte emocional, técnica ou tática", pontuou o técnico. Segundo ele, o feedback dos treinos integrados tem sido sempre positivo.
BASE COMO MODELO DE NEGÓCIO
O investimento não é apenas esportivo. O presidente da SAF, Filemon Neto, já havia destacado ao Bahia Notícias que a formação é a única alternativa viável para equipes do interior.
"Um clube do interior só tem um caminho para se tornar sustentável: investir na base. Não tem como honrar o orçamento anual baseado apenas em retorno de competição e patrocínio. É por isso que muitos clubes fecham", afirmou o dirigente.
Atualmente, o projeto já apresenta resultados acima do esperado, com atletas sendo encaminhados para outras equipes. A expectativa da SAF é que, a partir de 2028, o Fluminense de Feira passe a colher, de forma consistente, os frutos esportivos e financeiros deste modelo.

Foto: Gabriel Costa / Fluminense de Feira FC
O ônibus que levava a equipe sub-17 do Botafogo viveu momentos de tensão na tarde da última sexta-feira (31). A delegação retornava de Nova Iguaçu, onde enfrentou o Vasco pela Copa Rio, quando passou pela Linha Amarela durante um tiroteio na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Apesar do susto, todos os jogadores e integrantes do clube chegaram em segurança ao Estádio Nilton Santos. Em nota, o Botafogo informou que “o ônibus do Botafogo que aparece nas imagens durante ocorrência na Linha Amarela retornava com a delegação Sub-17 alvinegra para o Nilton Santos, após partida contra o Vasco pela Copa Rio, realizada em Nova Iguaçu. A delegação desembarcou no Estádio em segurança. Todos os atletas e colaboradores estão bem.”
Desde terça-feira (28), quando teve início uma megaoperação policial contra o crime organizado, o clube já havia cancelado dois treinos no Nilton Santos por questões de segurança.
O elenco principal, que treina no CT Lonier, em Vargem Pequena, chegou a se deslocar em direção ao aeroporto do Galeão, mas parou antes da Linha Amarela e conseguiu evitar o tiroteio. A equipe embarca para São Paulo, onde enfrenta o Mirassol neste sábado (1), às 18h (de Brasília), pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
No último sábado (7), foi encerrada a primeira fase dos Campeonatos Baiano Sub-15 e Sub-17. Após o fim da fase, foram definidos os classificados para as quartas de final das competições. Oito clubes se classificaram para às quartas de cada uma das competições.
No Sub-15, avançaram Bahia, Vitória, Estrela de Março, Conquista, SSA, FSA, ECPPVC e Galícia. Na categoria Sub-17 se classificaram Bahia, Jacuipense, Vitória, Estrela de Março, SSA, ECPPVC, Conquista e Galícia.
Pela ordem da classificação geral, os confrontos das quartas de final ficaram definidos com Bahia x Galícia, Vitória x ECPPVC, Estrela de Março x SSA e Conquista x FSA, no Sub-15; Bahia x Galícia, Jacuipense x Conquista, Vitória x ESPPVC, Estrela de Março x SSA, no Sub-17.
A Federação Bahiana de Futebol (FBF), ainda irá divulgar a tabela com as datas, locais e horários das partidas da próxima fase.
Confira os confrontos das quartas de final:
Sub-15
Bahia x Galícia
Vitória x ECPPVC
Estrela de Março x SSA
Conquista x FSA
Sub-17
Bahia x Galícia
Jacuipense x Conquista
Vitória x ESPPVC
Estrela de Março x SSA
Apito final para a segunda rodada da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 na última quarta-feira (03). Mais 16 partidas marcaram o dia, com destaque para as primeiras vitórias dos times do interior que se classificaram através da fase regional, disputada entre os meses de maio e junho em 16 Territórios de Identidade da Bahia e organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
As equipes do Ruy Barbosa, pelo grupo B, e do Canarana, pelo grupo C, venceram respectivamente a Seleção de Mata de São João por 2x0 no Centro de Treinamento de Praia do Forte, em Mata de São João, e o Botafogo-BA por 2x1 no Estádio Municipal de Lauro de Freitas. O goleiro do Canarana, Thico, também foi o astro do confronto ao defender duas cobranças de pênaltis na partida. Ambas as equipes fizeram sua estreia após folgar na primeira rodada e estão com chances de classificação.
O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora a força das equipes do interior e a possibilidade de classificação. “Após uma fase regional extensa e com muitos grandes jogos, ter equipes do interior com chances de se classificar em grupos com grandes times do cenário nacional e internacional, disputando de frente, é gratificante. Nossa expectativa é que algumas equipes mostrem um bom futebol e revelem talentos, como o Gabriel, que veio do Santa Rita de Cássia e atualmente está jogando pela Seleção”.
Outros times seguem com 100% de aproveitamento com duas partidas no certame nacional, como o Atlético-MG e a Seleção Brasileira, pelo grupo A; o Vasco, liderando o grupo B; o Fortaleza no grupo C; a Seleção Sergipana no grupo D; o Vitória no grupo E; o Estrela de Março no grupo F; a Seleção de Cachoeira no grupo G; e o Palmeiras no grupo H.
As disputas seguem nesta quarta-feira, 04, com as 16 partidas em oito campos: o Centro de Treinamento de Praia do Forte, em Mata de São João; o Estádio Municipal de Lauro de Freitas; o Estádio Municipal de Cachoeira; o Centro de Treinamento do Bahia, em Dias D’Ávila; e os da capital – Centro de Treinamento do Vitória, Arena Parque Santiago, Wet’n Wild e Estádio de Pituaçu. A Copa 2 de Julho é organizada pela Sudesb, com apoio do Ministério do Esporte, da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e da Federação Baiana de Desportos de Participação (FBDP).
Resultados da segunda rodada (03/07)
Grupo A – Estádio de Pituaçu:
Gavião Kyikatejê-PA 1 x 2 Atlético-MG
Seleção Brasileira 14 x 0 Santanópolis
Grupo B – CT de Mata de São João:
Vasco 1 x 0 Athletico-PR
Seleção de Mata de São João 0 x 2 Ruy Barbosa
Grupo C – Estádio Municipal de Lauro de Freitas:
Goiás 0 x 1 Fortaleza-CE
Botafogo-BA 1 x 2 Canarana
Grupo D – Wet’n Wild:
Brausa-EUA 0 x 2 Seleção Sergipana
Jacuipense 0 x 0 Itabuna
Grupo E – CT do Vitória:
Botafogo-RJ 4 x 0 Bolívia 2022-BOL
Vitória 1 x 0 Sento Sé
Grupo F – Arena Parque Santiago:
ABC 0 x 4 Estrela de Março
Galícia 3 x 0 Castro Alves
Grupo G – Estádio Municipal de Cachoeira:
Treze-PB 0 x 0 Comercial-MA
Seleção de Cachoeira 2 x 0 Riachão do Jacuípe
Grupo H – CT do Bahia:
Palmeiras-SP 4 x 0 Redenção-BA
Bahia 7 x 1 Capim Grosso
Jogos da terceira rodada (04/07):
Grupo A – Estádio de Pituaçu:
9h Gavião Kyikatejê-PA x Santanópolis
10h30 Seleção Brasileira x Eunápolis
Grupo B – CT de Mata de São João:
14h Vasco-RJ x Ruy Barbosa
15h30 Seleção de Mata de São João x Guanambi
Grupo C – Estádio Municipal de Lauro de Freitas:
14h Goiás x Canarana
15h30 Botafogo-BA x Barra
Grupo D – Wet’n Wild:
9h Brausa-EUA x Itabuna
10h30 Jacuipense x Paulo Afonso
Grupo E – CT do Vitória:
14h Botafogo-RJ x Sento Sé
15h30 Vitória x Conquista
Grupo F – Arena Parque Santiago:
9h ABC x Castro Alves
10h30 Galícia x Aurelino Leal
Grupo G – Estádio Municipal de Cachoeira:
14h Treze x Riachão do Jacuípe
15h30 Seleção de Cachoeira x Brumado
Grupo H – CT do Bahia:
14h Redenção-BA x Santa Rita de Cássia
15h30 Palmeiras-SP x Capim Grosso
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
João Roma
"A lei não pode ter lado político".
Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.