Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

andorinha

Comerciante é morto a tiros no centro de Andorinha
Foto: Reprodução / Andorinha News

Um comerciante foi morto a tiros em Andorinha, no Piemonte Norte do Itapicuru. Segundo o Calila Notícias, parceiro do Bahia Notícias, a vítima foi atingida por vários disparos na Rua Fortaleza, área central do município, na noite da última quinta-feira (21).

 

Até o início da manhã deste sábado (23) não havia informações sobre suspeitos. A vítima, conhecida como Fernandinho, era proprietário da Pizzaria do Feeh, estabelecimento tradicional no município. A

 

notícia provocou comoção entre moradores, amigos e clientes do empresário, que utilizaram as redes sociais para lamentar a morte. O homicídio deve ser apurado pela delegacia local.

MP-BA recomenda suspensão de edital que prevê terceirização total da saúde em Andorinha
Foto: Divulgação / MP-BA

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou à prefeitura de Andorinha que suspenda ou revogue imediatamente o Edital nº 006/2025, que prevê a terceirização integral da gestão dos serviços de saúde no município. O documento foi assinado pela promotora de Justiça Heline Esteves Alves, que apontou irregularidades na proposta de transferência total da administração da saúde pública para uma entidade privada.

 

Segundo a promotora, o edital extrapola os limites previstos na legislação ao delegar de forma ampla e irrestrita atividades que são de responsabilidade direta do município.

 

A recomendação também orienta que a administração municipal não celebre termo de colaboração que transfira a gestão total das unidades de saúde para organizações da sociedade civil, nem utilize esse tipo de parceria apenas para contratar profissionais que atuarão em atividades finalísticas permanentes da saúde.

 

O edital em questão prevê o credenciamento de uma Organização da Sociedade Civil para assumir integralmente a gestão e operacionalização dos serviços públicos de saúde em Andorinha.

 

A recomendação do MP-BA tem como base parecer técnico do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam), que aponta a necessidade de manter o poder público no comando das funções estratégicas da área.

 

Além da suspensão do certame, o Ministério Público determinou que o município apresente, no prazo de 45 dias, um cronograma para a realização de concurso público voltado ao provimento de cargos efetivos na saúde, compatível com as demandas locais.

 

Em caso de futuras parcerias com entidades privadas, a promotoria ressalta que elas devem ter caráter exclusivamente complementar, mantendo sob controle direto da Administração Pública o planejamento, a regulação, a coordenação e a fiscalização dos serviços.

Governo do Estado mantém esquema de alerta devido às chuvas que atingem municípios do interior baiano
Foto: Divulgação/Secom/Gov-BA

Na última quarta-feira (15), o governador Jerônimo Rodrigues recebeu os prefeitos de Baixa Grande e Andorinha, duas dessas cidades que estão sendo afetadas pelas chuvas, nos últimos dias. Ações envolvendo diversos órgãos foram articuladas para atender os moradores dos municípios.

 

Fortes chuvas continuam afetando diversos municípios do interior da Bahia e estão sendo monitoradas pelo Governo do Estado, por meio de diferentes órgãos e secretarias.

 

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), 13 cidades decretaram situação de emergência, até as 18h desta quarta-feira (15). São elas: Andorinha, Aurelino Leal, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Itajuípe, Itambé, Itapebi, Itororó, Jaguaquara, Maiquinique, Rio Real, Ubatã.

 

“Nós temos buscado estar próximo dos municípios. Existem 13 municípios que realizaram o decreto de situação de emergência. A gente tem dado apoio técnico, orientação para que esses decretos sejam feitos de forma adequada e trabalhado na orientação que o governador nos deu, na articulação de todo o corpo do Governo do Estado para que a gente possa dar as respostas da melhor forma”, explicou o superintendente da Sudec, Heber Santana.

 

Em mais uma rodada de encontro com prefeitos eleitos, o governador Jerônimo Rodrigues recebeu os prefeitos Canário e Adilberto Evangelista, dos municípios de Baixa Grande e Andorinha, respectivamente, nesta quarta (15), ambos afetados por chuvas intensas nos últimos dias, para ouvir as necessidades da população de cada cidade, diante dos impactos provocados esta semana. Entre as ações que serão realizadas pelo Governo do Estado, está um mutirão formado por diversos órgãos. 

 

Para Baixa Grande, como medida emergencial, a Superintendência de Infraestrutura em Transportes (SIT), que é ligada a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está direcionando máquinas para a abertura e limpeza de canais; a Secretaria da Saúde (Sesab) vai abastecer o estoque de medicamentos e manter equipes para atender e prestar orientações; a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) irá cadastrar as famílias em programas e políticas públicas. O Corpo de Bombeiros se comprometeu a enviar cestas básicas para atender as pessoas que estejam em situação vulnerável em função da grande quantidade de água.

 

Em Andorinha, o Corpo de Bombeiros está analisando os estragos provocados pelo excesso de água e responsável pelo envio e distribuição de donativos. Já a Superintendência de Defesa Civil (Sudec) está prestando orientações e enviando ajuda humanitária para os moradores da cidade.

 

 A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) realiza o pagamento do aluguel social e de benefícios sociais; a Secretaria da Saúde (Sesab) enviou medicamentos, presta orientação aos moradores que tiveram as casas invadidas pelas águas, para evitar a proliferação de doenças e destinou uma equipe para atender casos de emergência.

 

INFRAESTRUTURA

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informa o registro de 23 ocorrências em rodovias baianas em decorrência das chuvas, desde o dia 10 de janeiro de 2025. Deste total, 19 pontos estão com o tráfego restabelecido, três com o trânsito liberado em meia pista e um interrompido. 

BN/ Séculus: Candidata do prefeito abre vantagem contra ex-aliado em Andorinha
Foto: Montagem / Bahia Notícias

Uma pesquisa da Séculus, encomendada pelo Bahia Notícias, aponta leve vantagem da ex-secretária de Educação de Andorinha, no Piemonte Norte do Itapicuru, Lurdineia Guimarães (PT) na disputa pela prefeitura da cidade. Candidata do prefeito Renato Brandão (PT), Lurdineia registrou 40,43% contra 34,78% de Adilberto Evangelista na consulta estimulada, quando os postulantes são apresentados.

 

Foto: Montagem / Bahia Notícias

 

A diferença é de 5,65 pontos percentuais. Nenhum ou nulo representaram 4,57% e não sabem ou não opinaram, 20,22%. Adilberto era do grupo do prefeito Renato Brandão, mas rompeu com o gestor no ano passado.

 

Na pesquisa espontânea, quando os candidatos não são citados, Lurdineia aparece com 39,13% contra 35,43% de Adilberto, diferença de 3,7 pontos, o que fica dentro da margem de erro da pesquisa. Nenhum ou nulo quanto os que não sabem ou não opinaram registraram o mesmo percentual de 12,39%.

 

Foto: Montagem / Bahia Notícias

 

O levantamento também perguntou quem ganharia a eleição, independente do voto da pessoa. Para 41,52% dos entrevistados Lurdineia venceria, e 35,22% disseram que o vencedor seria Adilberto.

 

Foto: Montagem / Bahia Notícias

 

A pesquisa ainda quis saber a opinião dos entrevistados sobre a gestão do prefeito Renato Brandão. Os que aprovaram foram 78,04% e os que rejeitaram, 9,57%. Não sabe ou não opinou foram 12,39%.

 

Foto: Montagem / Bahia Notícias

 

A pesquisa realizou 460 entrevistas entre os dias 21 e 22 de julho passado com moradores de 16 anos ou mais na sede e na zona rural. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-02436/2024.

 

O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro estimada é de 4,50 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados da amostra.

Operação desmonta roça de 2 toneladas de maconha no Norte baiano
Foto: Alberto Maraux / SSP-BA

Uma operação conjunta apreendeu em torno de duas toneladas de maconha em um sítio de Andorinha, no Piemonte Norte do Itapicuru. Um homem chegou a ser preso e outro conseguiu fugir. O fato ocorreu na manhã desta quarta-feira (27) em trabalho das polícias Militar e Federal. O plantio estava em uma propriedade usado de fachada como criação de ovinos e caprinos.

 

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), a droga seria vendida em toda a Bahia por uma facção que atua na cidade e em Juazeiro, Senhor do Bonfim e Campo Formoso. Para encontrar o plantio ilegal, as polícias usaram drones. No sítio, uma casa de grande porte, com câmeras, era usada para dar suporte aos criminosos.

 

Um roteador também mandava sinal de internet para os traficantes, quando estavam na mata, e a plantação contava com sistema de irrigação. Ainda segundo a SSP-BA, os agentes ainda desmontaram um acampamento, que tinha fogão, botijão, roupas camufladas, além de alimentos, remédios, fertilizantes e defensivos agrícolas.

 

"Seguimos unidos na repressão ao tráfico de drogas", disse o comandante do Policiamento na Região Norte, coronel PM Valter Araújo. O homem preso na operação é natural de Pernambuco. "Ele será autuado por tráfico de drogas e prestará depoimento. As investigações continuam. Nosso objetivo é identificar e prender os outros integrantes da organização criminosa", informou o delegado Amaro Guimarães.

 

Além da PF, participaram da operação equipes da Cipe Caatinga, do 6° Batalhão da PM (Senhor do Bonfim) e da 54ª CIPM (Campo Formoso).

Cabras aparecem mortas após enxurradas no Norte baiano
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Caprinos apareceram mortos na zona rural de Monte Santo, na região sisaleira, após as fortes chuvas que caíram no município nesta terça-feira (5). As precipitações também fizeram o rio Ipueira transbordar, o que trouxe também alagamentos no município vizinho de Andorinha. Ainda não se tem o número exato das perdas de animais.

 

 

Conforme o G1, algumas cabras chegaram a ficar penduradas em árvores após serem arrastados pela correnteza. A prefeitura de Monte Santo informou que mesmo com as chuvas recentes, o município segue com decreto de emergência por falta de precipitações.

 

Até esta quarta-feira (6), a Bahia já tem 81 municípios afetados pelas chuvas, 44 delas com decreto de emergência, devido às fortes chuvas. A informação é da Defesa Civil do Estado [Sudec].

 

Entre os municípios mais atingidos estão Cotegipe, Muquém de São Francisco e Wanderley, todos no Oeste. Nessas cidades, mais de 3,2 mil pessoas chegaram a ficar desabrigadas ou desalojadas.

Mais de 20 municípios baianos receberão a Orquestra Sanfônica no mês de junho
Foto: Divulgação/Projeto Canta Luiz

A Orquestra Sanfônica se apresentará em 21 municípios da Bahia com o projeto "Canta Luiz", em homenagem ao Rei do Baião Luiz Gonzaga. As apresentações são gratuitas e acontecerão entre os dias 9 e 30 de junho.

 

Pojuca, Andorinha, Catu, Maracás, Planaltino, Entre Rios, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Conde, Itanagra, Caetité e Pindaí estão entre as cidades que vão receber a orquestra.

 

O grupo formado por sete músicos vai tocar clássicos de Luiz Gonzaga que impulsionaram as tradições do São João. Eles já realizaram mais de 70 show no estado desde 2018.

 

A iniciativa é da Associação Brincantes do Folclore Nordestino e tem o patrocínio da Campanha de Ferros Ligas da Bahia (Ferbasa). 

 

Formado por sete músicos, o grupo vai tocar os clássicos que imortalizaram Gonzagão e difundiram as tradições juninas. Desde 2018, eles realizaram mais de 70 shows no estado.

 

PROGRAMAÇÃO:

  • 09/06 - Tucano
  • 10/06 - Monte Santo
  • 11/06 - Itiúba
  • 12/06 - Campo Formoso
  • 13/06 - Senhor do Bonfim
  • 14/06 - Andorinha
  • 15/06 - Euclides da Cunha
  • 16/06 - Aramari
  • 17/06 - Catu
  • 18/06 - Pojuca
  • 19/06 - Mata de São João
  • 21/06 - Pindaí
  • 22/06 - Caetité
  • 23/06 - Maracás
  • 24/06 - Planaltino
  • 25/06 - Araçás
  • 26/06 - Itanagra
  • 27/06 - Conde
  • 28/06 - Esplanada
  • 29/06 - Cardeal da Silva
  • 30/06 - Entre Rios

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas