Procuradoria acusa ex-ministro da Saúde de irregularidades que causaram 14 mortes
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Procuradoria da República no Distrito Federal apresentou nesta quarta-feira (16) uma ação de improbidade administrativa contra o ex-ministro da Saúde Ricardo Barros. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), irregularidades na compra de medicamentos provocaram a morte de 14 pacientes.

 

De acordo com o blog do jornalista Fausto Macedo, o MPF cita suposto "favorecimento de empresas, inobservância da legislação administrativa, de licitações e sanitária, prejuízo ao patrimônio público, descumprimento de centenas de decisões judiciais, além de, pelo menos, 14 pacientes mortos".

 

A procuradoria apontou que "atrasos injustificados" na entrega de remédios provocaram o desabastecimento de medicamentos destinados a doenças raras. Segundo o documento, os atrasos provocaram as mortes e aconteceram por motivos "não republicanos até então inconfessáveis, que perpassam a imoralidade e o descumprimento de normas da administração pública".

 

O ex-ministro da Saúde nega as acusações e alega que "a legislação foi cumprida rigorosamente para aquisições por judicialização da Saúde". "Agimos sempre dentro da lei, e nesses casos com decisões judiciais favoráveis ao Ministério da Saúde", diz nota divulgada pela assessoria de Ricardo Barros.

Ministério Público denuncia Mayra Cardi por exercício ilegal de profissão
Foto: Reprodução / Instagram

A ex-BBB Mayra Cardi foi denunciada pelo Ministério Público que acusa a influencer de exercer ilegalmente a função de nutricionista. A esposa do ator Arthur Aguiar é sócia e proprietária de uma empresa chamada “Seca Você Renove”, que oferece atendimento para quem busca ter uma alimentação saudável. 

 

De acordo com jornalista Leo Dias, Mayra não possui formação em Nutrição, sendo apenas formada como coach. O processo criado contra a ex-BBB foi conduzido primeiramente pela Justiça do Rio de Janeiro, mas foi encaminhado para a Justiça de São Paulo, estado onde a empresa de Cardi funciona. A ação se encontra suspensa até que um novo juiz assuma o caso. 

 

Segundo consta o documento "a prática ilegal da profissão se deu por meio virtual, embora não haja certeza de onde a autora (Mayra) prestava suas consultas, mas que é certo que o WhatsApp com prefixo de São Paulo é utilizado". 

 

A denúncia contra Mayra Cardi sobre exercício ilegal de profissão não foi a primeira. No ano de 2017, segundo a Revista Capricho, ela foi processada por profissionais de Educação Física. Em relação as atuais acusações a ex-BBB disse que não considera sua atuação como ilegal e que atua apenas como coach. 

Mutirão de exames de mamografia gratuitos será realizado em São Desidério
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de São Desidério (Sesasd), no oeste da Bahia, realizará entre os dias 4 a 13 de fevereiro, um mutirão de exames gratuitos de mamografia no município. A iniciativa, destinada para mulheres com idade de 50 a 69 anos, faz parte do Programa Estadual do Rastreamento de Câncer de Mama.

 

As interessadas devem procurar uma unidade de saúde próxima para agendar uma marcação. A coordenadora municipal da Atenção Básica, Tatiane Rodrigues alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher. “Este é um trabalho muito importante, todas as mulheres que estão dentro dessa faixa etária devem fazer o agendamento e realizar o exame”, destacou.

Governo vai implantar 200 salas para tratamento de pé diabético nos municípios
Foto: Divulgação

Entre 2010 e 2018, a falta de controle do diabetes ocasionou mais de seis mil amputações de pés. Diante desse quadro, o Governo da Bahia vai implantar 200 salas para o tratamento do pé diabético e feridas complexas em todo o estado. Uma portaria que define os critérios para isso foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (16).

 

Segundo informações do secretário da Saúde da Bahia, essas amputações são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, considerando as elevadas taxas de internação hospitalar. Mas, por outro lado, dados do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) apontam que um bom programa de prevenção é capaz de reduzir as amputações em até 85% e que ações preventivas devem ser difundidas entre a população no nível assistencial mais próximo, que é a Atenção Básica.

 

"Além do impacto social na vida do usuário e da alta mortalidade associada, as amputações estão relacionadas a altos custos diretos e indiretos para o sistema de saúde. Dados do Sistema de Pactuação dos Indicadores (Sispacto) apontam que 245% das internações de pacientes de Salvador, por exemplo, poderiam ser prevenidas por serem condições sensíveis à Atenção Básica. Sem o adequado acompanhamento, o paciente diabético não realiza exames, não toma os medicamentos e acaba por ir a uma emergência de um hospital com o pé infectado que levará, possivelmente, à amputação de um dos membros", explica o secretário.

 

A portaria publicada hoje prevê que cada município poderá implantar uma Sala de Pé Diabético de referência municipal, cuja atribuição será a de realizar a gestão do leito de feridas; fazer a inspeção sistemática dos pés; orientar os métodos de descarga e uso de palmilha; realizar o desbastamento de calosidades; e realizar pesquisa de pulso periférico.

 

Já a Sesab terá a função de disponibilizar equipamento específico para diagnóstico; qualificar os técnicos de enfermagem em podologia; capacitar a equipe que atuará nas policlínicas como referência para as Salas de Pé Diabéticos; realizar teleconsultoria, com inclusão de imagens e exames, para auxiliar a conduta dos profissionais; realizar webpalestras relacionadas ao tema; articular com as Secretarias Municipais de Saúde para implantar pontos de atenção e fluxos de referenciamentos; e a coordenação do processo regulatório inter-regional.


Os municípios habilitados a implantar a Sala de Pé Diabético serão os 200 primeiros a enviarem o Termo de Adesão, contido na portaria e devidamente preenchido com os dados solicitados. As gestões municipais devem encaminhar a documentação para o endereço eletrônico dab.assessoria@saude.ba.gov.br até 60 dias após a data da publicação. A lista de municípios contemplados será publicada no site da Sesab no prazo de cinco dias após o término do prazo de adesão das cidades. Além disso, serão priorizados os municípios com população superior a 20 mil habitantes.

Secretaria alerta sobre atenção a vacinação durante período de férias
Foto: Jefferson Peixoto / Secom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez um alerta sobre a importância de se manter atento ao calendário de vacinação durante o período de férias. "A população precisa entender que todo mundo deve ter o calendário vacinal atualizado, independente do grupo de risco ou época do ano", afirma a técnica de imunização da SMS, Ana Cláudia Pinto.

 

Entre as vacinas que devem ser prioridade para quem deseja viajar na alta estação, a especialista alerta para a proteção contra a febre amarela, que acometeu centenas de pessoas em 2018. "Ela é um agravo que ainda ocorre no Brasil. As pessoas devem manter seus calendários vacinais atualizados", ressalta. Ela lembra ainda que alguns países exigem, para a entrada do viajante, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

 

PERIGO DE NOTÍCIAS FALSAS
No ano passado, aumentaram as discussões sobre o compartilhamento desenfreado das fake news, como ficaram conhecidos os conteúdos mentirosos divulgados nas redes sociais. Ana Cláudia faz um apelo para que a população não acredite nesse tipo de material enganoso, principalmente quando se trata de imunização.

 

"Nosso sistema de vacinação é seguro. Existe um processo de identificação e investigação do paciente, caso ocorra algum problema inesperado. Antigamente, tínhamos um número muito alto de doenças e que, hoje, foi reduzido com a vacinação", orientou.

 

Qualquer pessoa pode procurar uma das mais de 126 unidades de saúde do município para completarem o calendário vacinal; não precisa aguardar pelo início de uma campanha oficial. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Prefeitura de Feira de Santana diz que contratação de empresa era emergencial
Zé Ronaldo é réu em caso | Foto: Bahia Notícias

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Feira de Santana divulgou nota nesta terça-feira (15) apontando que o contrato de mais de R$ 6,3 milhões com a Coopersade, feito em 2013 e investigado pela Justiça (veja mais), precisava ser feito de forma emergencial. Segundo a pasta, a cidade poderia ficar sem serviços médicos caso a medida não fosse tomada.

 

A Secretaria de Saúde relata que lançou uma licitação no início de fevereiro de 2013 para contratar uma empresa para a prestação de serviços na área de saúde, já que o acordo em vigor na época estava perto de terminar. No entanto, após a apresentação de pedidos de impugnação, foram notados erros técnicos e a concorrência foi revogada.

 

"Neste momento, a Secretaria de Saúde, diante da necessidade da revogação do processo, e ao mesmo tempo da manutenção dos serviços essenciais à comunidade, cumpriu a única alternativa razoável para o momento: a abertura de uma dispensa de licitação para contratação imediata e temporária", diz a nota divulgada nesta terça.

 

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde de Feira de Santana, a pasta realizou a contratação emergencial da Coopersade, que cumpriu o serviço de abril a outubro de 2013 por valor igual ao praticado em 2012.

 

"Tão logo iniciou-se o período emergencial, a Secretaria de Saúde iniciou processo licitatório para contratação regular do serviço. Em cláusula, a administração determinou que o contrato de emergência seria interrompido automaticamente, mediante a conclusão da licitação e definida nova empresa prestadora", acrescenta a nota. No entanto, o contrato emergencial com a Coopersade precisou ser prorrogado por dois meses porque a empresa selecionada na licitação estava envolvida em denúncias.

Terça, 15 de Janeiro de 2019 - 18:20

Bombeiro diz que corre risco de perder a visão e não é atendido pelo Planserv

por Guilherme Ferreira

Bombeiro diz que corre risco de perder a visão e não é atendido pelo Planserv
Foto: Mateus Pereira / GOVBA

Um soldado do 10º Grupamento de Bombeiros Militar diz que corre risco de perder a visão após sofrer um acidente durante o horário de trabalho, mas não consegue atendimento para fazer uma cirurgia de urgência pelo Planserv. Segundo ele, anestesistas só aceitam participar do procedimento caso o paciente pague por ele.

 

Em entrevista ao Bahia Notícias, Fabiano Reis afirmou que se feriu ao abrir uma garrafa de vidro com refrigerante durante o plantão no último dia 25 de dezembro. "A tampa estourou e ela bateu em cheio no meu olho esquerdo", disse.

 

De acordo com o bombeiro, o Planserv diz que a operação no olho está autorizada, mas quando ele chega ao hospital os anestesistas se recusam a realizar a anestesia pelo plano de saúde. "Essa espera pode comprometer a minha visão. Quanto mais demorar pra fazer a chance de recuperação da visão é menor", comentou. Segundo Fabrício, o médico dele gostaria de fazer a operação já nesta quarta-feira (16).

 

Os anestesistas que atendiam beneficiários do Planserv suspenderam o atendimento no último dia 7. A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia (Coopanest-Ba) rescindiu o contrato com o plano de saúde que atende servidores públicos baianos por causa de um impasse sobre o reajuste do valor pago (veja mais).

 

Segundo Fabrício, os anestesistas só participariam da cirurgia depois de uma reunião com o Planserv que está marcada para o dia 30 deste mês. O bombeiro estima que, caso precise pagar pelo procedimento, ele precisaria desembolsar cerca de R$ 1,5 mil.

Hemóvel atende população em Salvador, Lauro de Freitas e Feira nesta semana
Foto: Divulgação

Com o intuito de aumentar o número de doadores, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) estará de terça-feira (15) a sexta-feira (18), em três pontos extras das 8h às 17h. Em Salvador, o Hemóvel irá atender na entrada do Shopping Ponto Alto, na Avenida São Rafael; na cidade de Feira de Santana, o atendimento será realizado na sede do Núcleo Regional de Saúde. Já em Lauro de Freitas, a unidade vai ficar no estacionamento do Restaurante D’Meg, na Rua Chile.

 

Neste mês, com uma baixa de aproximadamente 20% nas doações, o banco de sangue da Hemoba está operando com a classificação de crítica e alerta, com uma redução mais acentuada entre os tipos sanguíneos de Rh negativo.

 

Os interessados em doar sangue, devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos. Além disso, é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e a apresentar documento oficial com foto.

 

Ainda dentro das recomendações básicas, o candidato deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), sem ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes à doação e sem fumar por pelo menos 2 horas.

Terça, 15 de Janeiro de 2019 - 17:10

Sistema Hapvida Saúde completa 40 anos

Sistema Hapvida Saúde completa 40 anos
Foto: Divulgação

Uma trajetória traçada pela busca constante do melhor para seus pacientes. Esta é a premissa da atuação do Sistema Hapvida Saúde, que completa 40 anos no dia 15 de janeiro. A história de uma das maiores operadoras do País teve início em 1979, na cidade de Fortaleza (CE), quando o médico oncologista Candido Pinheiro de Lima inaugurou o Hospital Antonio Prudente, um dos mais modernos da cidade. A projeção veio quando Candido criou, em 1993, o Hapvida Saúde. A partir de então, a operadora seguiu passos importantes, expandindo sua rede por todo o Brasil.

 

Após esse trajeto de muito trabalho, hoje com mais de 3,8 milhões de clientes, o Sistema Hapvida se posiciona como uma das maiores operadoras de saúde do Brasil. Os números são resultado de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos. O Hapvida conta atualmente com 20 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 26 hospitais, 75 clínicas médicas, 19 prontos atendimentos, 84 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial (Vida&Imagem) distribuídos em 11 estados onde a operadora atua com rede própria. Para garantir um sorriso com mais saúde, a Operadora criou, em 2009, o Hapvida+Odonto.

 

Para o fundador do sistema Hapvida, Candido Pinheiro, o Hospital Antonio Prudente, que impulsionou a criação do Hapvida, nasceu com a vontade de servir à população. “Quando se faz alguma coisa e pensa nisso para as pessoas que vão usar, vai dá certo. Sempre buscamos entender esse desejo e necessidade das pessoas que nos cercavam, primeiro em Fortaleza, e depois no resto do Brasil. Quando conseguimos descobrir, deu certo”, ressalta.

 

DIFERENCIAIS
A aposta em uma estrutura vertical para crescer, com a rede própria, permite viabilizar a estratégia de custo baixo e qualidade aos beneficiários, dois dos pilares trabalhados pelo Sistema. E o acolhimento, outro pilar importante para o Hapvida, acontece pelo primor no atendimento eficiente aos pacientes, com os diferenciais tecnológicos e assistenciais, como:

 

Monitoramento da operação em tempo real – O investimento na área de Tecnologia de Informação (TI) é destaque. A empresa criou uma plataforma tecnológica que envolve a integração por sistema de todas as suas unidades em tempo real. Por meio dessa ferramenta e com o auxílio de câmeras de vídeo, o atendimento e o tempo de espera em todas as urgências e emergências são monitorados pelo Núcleo de Controle e Qualidade da empresa. Se a espera ultrapassa 15 minutos, um alarme é acionado e a sala de controle comunica-se com a unidade para agilizar a operação.

 

BIOMETRIA

O Hapvida é a primeira operadora do setor a utilizar a identificação biométrica de médicos e pacientes. Cada procedimento médico adotado em um paciente é registrado no sistema. Durante a consulta, o médico tem acesso ao prontuário médico, com todo o histórico do associado, como imagens de exames, resultados laboratoriais, conclusão de diagnósticos e outras informações médicas de relevância. Além do diagnóstico mais preciso, essa inovação dá agilidade ao atendimento, gerando mais conforto e segurança aos associados da operadora. Para os planos corporativos, o sistema evita ainda o absenteísmo dos colaboradores, oferecendo rapidez no atendimento e mais qualidade de vida.

 

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

Ainda na área de tecnologia do Hapvida, o prontuário eletrônico é um grande diferencial. Com o sistema, obtemos as informações dos clientes da rede própria e sabemos o histórico do paciente. Esse mecanismo contribui para a redução de desperdícios e ajuda para o diagnostico correto e tratamento dos clientes.

 

Medicina Preventiva – O Hapvida cuida da saúde de seus clientes desde a infância até a terceira idade. Nos núcleos de Medicina Preventiva são realizados projetos e ações que promovem a qualidade de vida de grupos especiais, como gestantes e da melhor idade, além de grupos de risco e portadores de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e obesidade. 

 

PROGRAMAS
Duas iniciativas merecem destaque: o programa Viver Bem, em Fortaleza, identifica, cuida, orienta e incentiva pacientes que possuem diabetes tipo 2 a ter uma vida melhor e com mais saúde, inclusive com a prática regular de atividade física. Outro programa é o Nascer Bem, que orienta e cuida as gestantes a terem uma gestação acompanhada, com pré-natal realizado por uma equipe exclusiva e um parto adequado para a mãe e para o bebê, nas cidades de Fortaleza (CE), Recife (PE), Belém (PA) e Salvador (BA).

 

Além disso, o Hapvida consolidou projetos que trazem mais qualidade de vida para a população, como o Hapvida +1k, assessoria de corrida e caminhada presente nas cidades de Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Maceió (AL) e Belém (PA); o VAMO, que são os carros elétricos compartilhados em Fortaleza, e o Bike Belém e ManôBike, projeto de bicicletas compartilhadas.

 

CRESCIMENTO
Como consequência desse processo de crescimento, em abril de 2018, o Sistema Hapvida chegou à B3 com a oferta pública inicial de ações (IPO) e o início da negociação de suas ações no segmento Novo Mercado com o ticker HAPV3. Esse movimento foi reflexo da solidez que a empresa adquiriu nessa história de 40 anos.


De acordo com Jorge Pinheiro, diretor-presidente do Hapvida, é uma consequência da expansão da operadora pelo Brasil. “É um tema de relevância no mundo inteiro. Sabemos que a empresa precisa dar um passo em suas operações. Ser consolidadora em um mercado em concentração. Foi uma decisão acertada, não só do ponto de vista de instituirmos uma melhor governança, mas também pela possibilidade de expandir com mais responsabilidade”.


Candido Pinheiro, fundador do Hapvida, destaca que o Hapvida nasceu com a proposta de levar mais saúde para as pessoas, e fez até hoje. Por isso, continuará contribuindo para a qualidade de vida da população. “Não se pode desistir de buscar fazer aquilo que é correto. Não para si mesmo, mas para aquilo a que você se presta”.

Terça, 15 de Janeiro de 2019 - 15:10

Anvisa libera venda de cereal indicado para controle de peso

Anvisa libera venda de cereal indicado para controle de peso
Foto: Divulgação

A Gerência de Produtos Especiais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a comercialização do produto Farinha de Teff, da marca Giroil. A agência havia proibido a venda do cereal em junho de 2017, por considerá-lo "um novo ingrediente sem histórico de consumo no Brasil e, portanto, se enquadra na categoria de novos alimentos e novos ingredientes, que possui obrigatoriedade de registro sanitário, mediante comprovação de segurança" (veja aqui).

 

O produto é indicado, em publicidade da empresa, para o controle de peso, por conter "alto poder de saciedade". A marca também indica que a farinha pode ser utilizada em receitas para substituir produtos que contenham gluten.

 

A farinha de teff é obtida a partir de um grão muito pequeno, semelhante ao da semente de papoila, originário da Etiópia e Eriteia.

 

No parecer de deferimento do produto, a Anvisa conclui que "a informação fornecida sobre o processo de fabricação, composição e especificação do ingrediente, bem como histórico de uso da farinha de Teff (Eragrostis tef Zuccagni Trotter), não implica em preocupações de segurança".

Com sede em São Francisco do Conde, 20º Consórcio Público de Saúde é instituído
Foto: GOV/BA

O Governo do Estado e seis prefeituras baianas assinaram um protocolo de intenções, nessa segunda-feira (14), no Salão de Atos da Governadoria. O documento institui o 20º Consórcio Público Interfederativo de Saúde, que será sediado no município de São Francisco do Conde. Com a assinatura, o grupo formaliza também a instalação de uma Policlínica Regional de Saúde na cidade.

 

No caso deste consórcio, os integrantes são os municípios de Candeias, São Francisco do Conde, Saubara, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Santo Amaro. Juntos, eles somam quase 300 mil habitantes.

 

Para o governador Rui Costa (PT), isso representa “mais um momento simbólico de um novo formato de gestão, que é o modelo de consórcio interfederativo envolvendo estado e municípios”. “É um exemplo que mostra união para fazer mais, melhor e mais barato para a população, no cuidado com a saúde pública. Quero agradecer aos prefeitos que assinaram esse documento, apostando na prevenção e diminuindo essa prática de demanda por hospitais”, declarou Rui.

 

Assim como em outras unidades, o Consórcio da Região de Salvador prevê a manutenção do equipamento custeada 60% pelo Estado e 40% pelos municípios partícipes.

 

Agora, o coordenador dos Consórcios Públicos de Saúde, Nelson Portela, explica que o próximo passo "é reunir os seis prefeitos que integram este protocolo para a aprovação do estatuto e eleição do presidente e vice-presidente" do grupo.

 

Quanto à policlínica, o secretário de Saúde do estado, Fábio Villas-Boas, contou que o governador sugeriu que a policlínica a ser construída apenas para atender ao município de São Francisco do Conde integrasse um consórcio. O objetivo era ampliar sua cobertura para a Região Metropolitana de Salvador (RMS).

 

Com isso, a unidade vai ficar em um prédio doado pela prefeitura da cidade-sede. "A obra está em estágio avançado e deve ser entregue em 2019", estima o secretário.

 

A policlínica vai ofertar procedimentos de mamografia, ultrassonografia, ergometria, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, colonoscopia, raio-x, biópsia e tomografia.

Terça, 15 de Janeiro de 2019 - 00:00

Prefeitura deve lançar programa de mutirão da saúde no aniversário da cidade

por Rodrigo Daniel Silva

Prefeitura deve lançar programa de mutirão da saúde no aniversário da cidade
Foto: Divulgação

O projeto ainda está mantido a sete chaves, mas a prefeitura de Salvador deve lançar um programa de mutirão da saúde. A expectativa é que o prefeito ACM Neto (DEM) anuncie no dia 29 de março, data de aniversário da cidade.

Segundo apurou o Bahia Notícias, o programa, que está sendo conduzido pelo secretário municipal da Saúde, Luiz Galvão, visa zerar as filas de pessoas que procuram atendimentos nas unidades de saúde da capital baiana.

O projeto, conforme a apurou a reportagem, atenderá diversas especialidades. Nos últimos anos, o prefeito tem reservado anúncios de obras para o aniversário de Salvador. No ano passado, decretou o início das obras do BRT.

Segunda, 14 de Janeiro de 2019 - 14:40

ACM Neto inaugura USF em Mata Escura nesta segunda-feira

ACM Neto inaugura USF em Mata Escura nesta segunda-feira
Foto: Divulgação

O prefeito de Salvador, ACM Neto, inaugurou nesta segunda-feira (14), às 9h30, a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Mata Escura, localizada na Avenida Cardeal Avelar Brandão Vilela (mais conhecida como Rua Direta da Mata Escura, em frente ao Condomínio Recanto Verde).

Serão ofertados serviços de atenção integral, considerando as áreas prioritárias nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme, além de saúde bucal.

A unidade de saúde também ofertará os serviços de curativo; coleta de material para exames laboratoriais; vacinação; realização de visita domiciliar; marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados no Distrito Sanitário; dispensação de medicamentos básicos; e confecção do Cartão SUS (2ª via).

Falsos dentistas são presos em Xique-Xique e Piritiba; criminosos atuavam há 15 anos
Foto: Divulgação / CRO-BA

Com apoio do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), a Polícia Militar (PM) prendeu dois falsos dentistas neste fim de semana. Eles vão responder pelo exercício ilegal da profissão e podem ficar de seis meses a dois anos na prisão.

 

Marcelino Guimarães da Silva foi detido na manhã deste domingo (13), no município de Piritiba. Ele exercia ilegalmente o posto de cirurgião-dentista. No sábado (12), foi a vez de Nelson Ferraz Santos, que foi preso em Xique-Xique.

 

Segundo informações do CRO-BA, no momento da prisão em flagrante, ambos os criminosos confessaram o delito aos fiscais do conselho e aos policiais. Eles disseram que atuavam na área há mais de 15 anos.

Sanches cita paralisação de anestesistas como resultado de ‘pacote de maldades’ de Rui
Foto: Divulgação / AL-BA

O deputado estadual Alan Sanches (DEM) declarou que a paralisação dos anestesistas credenciados pelo Planserv na capital baiana, desde a última segunda-feira (7), é a primeira consequência do que chamou de “pacote de maldades” do governador Rui Costa (PT). O parlamentar protesta contra o pacote de austeridade enviado pelo petista à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). 

 

Segundo Sanches, com a redução da contribuição do governo ao Planserv de 4% para 2%, que significa menos R$ 200 milhões de repasse por ano para os cofres do plano, fica inviável qualquer tipo de negociação, de elevação e essa foi a primeira prova, onde nem mesmo a intermediação do Ministério Público Estadual (MPE) conseguiu findar o impasse com os anestesistas, frisou. 

 

O deputado, que é médico por formação, destaca, no entanto, que preciso se levar em consideração que trata-se de um serviço fundamental e que não pode esperar por negociação. “E fazer os mais de 500 mil usuários do plano sentir na pele o efeito da má gestão, que tende a piorar”, enfatizou o deputado, clamando por soluções a curto prazo. 

 

Sem acordo, um novo encontro entre representantes do plano e médicos anestesistas foi marcado somente para o dia 30 de janeiro.  A categoria alega não haver atualização da tabela do Planserv desde 2015.

Consumo regular de couve reduz idade do cérebro em até 11 anos, diz pesquisa; confira
Foto: Reprodução / Instagram

O consumo regular de couve pode trazer diversos benefícios para a saúde. De acordo com um estudo realizado na Universidade Rush, nos Estados Unidos, uma única porção de folhas verdes escuras por dia pode rejuvenescer o cérebro. Os testes realizados como metodologia para o estudo demonstraram que, em média, os participantes que comeram com frequência os vegetais verdes escuros folhosos tiveram declínio mental 11 anos mais tarde que quem dispensava esses alimentos.

 

A couve ajuda também no processo de emagrecimento, pois possui fibras, antioxidantes e baixo teor calórico. Além disso, as vitaminas E, K e C e os minerais cálcio, magnésio, fósforo, selênio e ferro, presentes na couve-manteiga, fazem com que esse vegetal se torne uma importante arma para auxiliar na prevenção de doenças como câncer, crônico-degenerativas, auxiliar no trânsito intestinal e no combate a úlceras gástricas e anemia. As informações são do site Vix.

Defesa de médium que atuava em Barreiras diz que pacientes mortos já chegaram doentes
Foto: Reprodução / TV Anhanguera

Advogados do médium Antônio Miguel Rodrigues, suspeito de quatro homicídios e uma lesão corporal grave na Bahia e em Goiás, disseram nesta sexta-feira (11) que as pessoas morreram em decorrência do precário estado de saúde e não por complicações das cirurgias espirituais.

 

De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, o médium de 53 anos foi denunciado por parentes das supostas vítimas nas delegacias de Aparecida de Goiânia, onde mantém um centro espírita chamado Grupo Espírita Bezerra de Menezes, e de Barreiras, município baiano. As denúncias iniciaram na Bahia e depois em Aparecida de Goiânia. O médium realiza as cirurgias há 35 anos.

 

Segundo o advogado, “as pessoas que morreram já tinham o diagnóstico preexistente e na última hora foram procurar auxílio” com o médium. A defesa negou também que Rodrigues tenha usado objetos perfurantes, como tesouras ou bisturis, muito menos martelo, como relataram à polícia os parentes das vítimas.

 

Sobre o caso de lesão corporal grave do idoso Mário Joaci Pereira Rocha, de 71 anos o advogado disse que o médium relatou que não se recorda do processo. O homem teve os testículos perfurados em Barreiras, onde foram operadas mais de 500 pessoas na chácara de uma vereadora em 10 de novembro de 2018.

 

A reportagem ainda diz que entre as vítimas estão Vanderluce Soares dos Santos, de 42 anos, e Arnaldo Domingos dos Passos, de 78, que morreram de infecção generalizada, respectivamente, nos dias 29 e 31 de dezembro de 2018 no Hospital do Oeste, em Barreiras.

 

O advogado negou também que houvesse cobrança de cirurgias. “Se fosse pra cobrar, seria muito mais, como em hospitais normais”, declarou. “Ele usa agulha de acupuntura, não usa bisturi, tesoura, ele refutou essas alegações, até porque usa a prece. Pega no pulso da pessoa e faz um diagnóstico, como se fosse um raio-x”.

Sesab registra mais de 500 doações de órgãos e córnea em 2018
Foto: Sesab

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou 133 doações de múltiplos órgãos e 518 doações de córneas em 2018. Os dados superam os números de 2017, quando foram registradas 122 doações de múltiplos órgãos e 513 córneas.

 

As doações efetivadas em 2018 possibilitaram que fossem realizados 514 transplantes de córnea, 49 de fígado, 201 de rim, sendo 15 de doador vivo, dois de coração e 102 de medula óssea. Atualmente, 1688 pessoas estão em fila de espera por um transplante no Estado. A coordenadora do Sistema Estadual de Transplante, Rita de Cássia Pedrosa, revela estar muito otimista em relação ao aumento no número de doações esse ano.

 

Rita de Cássia afirma que a negativa familiar e o desconhecimento da sociedade sobre o processo de doação são alguns dos principais obstáculos para o aumento no número de transplantes. “Por não conhecerem como se dá a doação, muitas famílias negam, mas com o trabalho de conscientização que estamos desenvolvendo, conseguimos reduzir o índice de negativa de 70% para 54%”, sinaliza Rita de Cássia, acrescentando que somente no ano passado, foram capacitados mais de 180 médicos no interior do estado, para que atuem no acolhimento às famílias de potenciais doadores e, com isso, reduzir o número de negativas à doação. Até 2006, eram feitos apenas transplante de córnea, fígado e rim. Atualmente, além desses três, a Bahia tem equipes credenciadas para transplante de medula, pulmão e coração.

Feira de Santana: Rui Costa autoriza ampliação do Hospital Geral Clériston Andrade
Foto: Secom-BA

O governador Rui Costa autorizou a construção de um anexo no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana. A obra, que deve ser realizada em 12 meses, vai ampliar a capacidade do hospital para 400 leitos. A autorização foi assinada nesta sexta-feira (11) e a obra custará R$ 50 milhões. O novo prédio irá oferecer setor de Bioimagem com ressonância magnética, dois tomógrafos, raio-X, ultrassom, Doppler e ecocardiograma. Durante o evento, o governador entregou ainda 21 ambulâncias.

 

“Importante que logo no primeiro mês do novo mandato já estamos em Feira iniciando a obra, vamos voltar aqui em fevereiro ou março pra assinar uma nova ordem de serviço, que é da reforma das instalações existentes pra entregar um novo Clériston Andrade, totalmente reformado, equipado com novos procedimentos, com um volume muito maior de procedimentos a serem realizados, procedimentos mais complexos e instalações mais adequadas para um perfeito funcionamento do hospital. Ele passa a ser o maior hospital no interior do estado, menor apenas que o Roberto Santos, em Salvador, portanto, atendendo com alta complexidade a todo o estado da Bahia e ao povo de Feira de Santana”, afirmou o governador.

 

Com a obra, o hospital terá mais de 5,7 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em três pavimentos e contará com 40 leitos de terapia intensiva (UTI), centro cirúrgico com 11 salas, além de um Centro de Hemorragia Digestiva. No novo hospital haverá um sistema digital de integração, fazendo com que a unidade funcione sem a necessidade de utilização de papel em prontuários, fichas e cadastros. As intervenções ainda contemplam mais de 17 mil metros quadrados de urbanização, paisagismo e praça de alimentação.

 

Presente no evento, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou que o Clériston 2 será um hospital sustentável. “A unidade contará com coleta de água da chuva, aquecimento solar para garantir água aquecida nos banheiros, e estamos trabalhando para viabilizar a utilização de gás natural em toda a infraestrutura de ar-condicionado, em substituição à energia elétrica”, revelou.

Cirurgião retira sanguessuga da garganta de mulher no Vietnã
Foto: Reprodução

Um cirurgião no Vietnã retirou uma sanguessuga que viveu por 3 meses na garganta de uma paciente de 63 anos. Havia a suspeita de um tumor no local, após a mulher se queixar de fortes dores de cabeça, porém o que se encontrou foi o parasita, que possuía 5 centímetros. 

 

Parasita vivia há 3 meses dentro da garganta da paciente (Foto: Reprodução)

 

De acordo com o jornal britânico "The Sun", o médico acredita que a sanguessuga entrou pequena no corpo da vietnamita, e se desenvolveu ao longo do tempo. A paciente disse ter o costume de se banhar nas águas naturais de Ha Giang, onde deve ter tido contato com o parasita. 

 

Estudo aponta excesso de calorias no 'prato feito' dos restaurantes brasileiros
Foto: Divulgação

O tamanho do chamado 'prato feito' no Brasil tem sido alvo de preocupação. Segundo um estudo internacional publicado no British Medical Journal, os restaurantes brasileiros têm exagerado no tamanho das porções e na quantidade de calorias. O estudo também analisou restaurantes populares de outros 5 países. 

 

De acordo com o G1, as análises concluem que um prato, no Brasil, sem bebida e sem sobremesa, possui algo em torno de 1.200 calorias, sendo que quatro porções analidas tinham mais de 1.600. O indicado para um homem adulto, segundo o serviço de saúde pública da Inglaterra (NHS), é a ingestão de 2.500 calorias por dia. Para uma mulher adulta, o ideal são 2.000 calorias. 

 

A pesquisadora responsável pelo estudo no Brasil, Vivian Suen, diz que a recomendação é pedir que os restaurantes diminuam o tamanho médio das porções. 

 

O estudo foi feito em restaurantes de Ribeirão Preto, em São Paulo. Os pesquisadores compraram os dois pratos mais vendidos em cada local visitado. Os principais alimentos encontrados eram arroz, feijão, carne e salada, com os mais diversos acompanhamentos. A comida foi levada à laboratório para análise da quantidade de calorias. 

 

Além do Brasil, a pesquisa analisou restaurantes em Gana, China, Índia, Finlândia e Estados Unidos. em todos os países os resultados foram semelhantes, com exceção da China. O estudo foi realizado visando entender as taxas crescentes de obesidade nos países. 
 

Mulher na China é diagnosticada com perda auditiva que a impede de escutar apenas homens
Foto: Reprodução

Uma mulher da cidade de Xiamen, na China, foi diagnosticada com uma rara perda auditiva que a impede de escutar apenas vozes masculinas. A paciente, identificada apenas por seu sobrenome, Chen, relatou ter ido dormir sentindo náuseas e com um zumbido no ouvido. Ela acordou sem conseguir ouvir a voz do próprio namorado, e imediatamente se encaminhou para o médico. 

 

Segundo uma reportagem do jornal britânico Daily Mail, Chen foi diagnosticada com uma perda de baixa frequência auditiva, um problema raro que impede a pessoa de escutar certas frequências sonoras associadas à voz masculina.

 

Ainda de acordo com a publicação, os médicos suspeitam que a perda seletiva da audição está relacionada ao estresse. Chen contou ao jornal que vinha trabalhando constantemente até tarde, e que não vinha tendo as horas de sono necessárias. Outra possibilidade é a de que o problema seja genético. 

 

O médico que atendeu Chen acredita ainda que a paciente pode obter uma recuperação completa, caso os sintomas sejam identificados rapidamente. 

Mais Médicos: Vagas não preenchidas somam mais de 1,4 mil
Foto: Reprodução / EBC

O programa Mais Médicos possui ainda 1.462 vagas não preenchidas. O número, registrado nesta sexta-feira (11) pelo Ministério da Saúde, representa 17,2% dos postos de trabalho abertos para substituição de médicos cubanos. Ao todo, foram 8.517 cubanos que tiveram seus contratos com o governo brasileiro encerrados em 14 de novembro. 

 

O prazo para que médicos com registro no Brasil se apresentassem nos munícipios que escolheram atuar terminou nesta quinta-feira (10) (veja aqui). Segundo informações do G1, 1.087 médicos, de um total de 1.707, se apresentaram aos municípios escolhidos. 

 

Essa foi a segunda chamada de seleção para o programa. Na primeira, que se encerrou em 18 de dezembro, outras 842 vagas já não tinham sido preenchidas. A partir de agora, as vagas serão realocadas para as próximas fases de seleção do Mais Médicos, e serão ofertadas para profissionais com diploma estrangeiro. 

 

Nos dias 23 e 24 de janeiro, brasileiros formados no exterior que se inscreverem poderão escolher os locais de atuação. Caso sobrem vagas, essas serão disponibilizadas para estrangeiros com diploma no exterior. 

Mulher chinesa sofre com condição rara e não consegue ouvir voz de homens
Foto: Reprodução/AsiaWire

Uma mulher chinesa foi diagnosticada com um tipo raro de perda auditiva e passou a não conseguir ouvir vozes masculinas. Segundo o jornal britânico "Daily Mail", a paciente, identifcada apenas pelo seu sobrenome, Chen, acordou um dia sem escutar o companheiro.

Moradora da cidade de Xiamen, na costa leste da China, Chen foi para o hospital da cidade, onde os médicos tentaram entender os sintomas, muito diferentes das formas mais comuns de perda auditiva. Uma especialista a diagnosticou com perda auditiva de baixa frequência ou de inclinação invertida, que faz com que ela só possa escutar altas frequências.

Além de fatores genéticos, a doença pode ter sido causada por estresse, segundo a especialista em otorrinolaringologia.  A médica Lin Xiaoqing, que atendeu Chen, disse que os sintomas precisam ser tratados rapidamente, e que Chen vai se recuperar totalmente.

Sexta, 11 de Janeiro de 2019 - 10:15

Diretora do departamento de HIV é exonerada e ONGs reagem

por Natália Cancian | Folhapress

Diretora do departamento de HIV é exonerada e ONGs reagem
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Saúde irá trocar o comando do departamento de HIV/Aids e hepatites virais, hoje responsável pela política de prevenção e controle de infecções sexualmente transmissíveis no país. A atual diretora, a médica sanitarista Adele Benzaken, foi avisada da exoneração nesta quinta-feira (10), em conversa com o novo secretário de vigilância, Wanderson Kleber de Oliveira.

A medida ocorre uma semana após o novo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmar em entrevista à Folha de S.Paulo que o governo precisava voltar a estimular a prevenção do HIV, "mas sem ofender as famílias". A troca também ocorre poucos dias após o governo retirar do ar uma cartilha voltada à saúde de homens transexuais, alegando a necessidade de correções no documento (veja aqui).

A mudança gerou reação de entidades que representam especialistas e portadores de HIV, que passaram a enviar cartas ao novo ministro pedindo que a atual diretora seja mantida no cargo. Em ofício enviado nesta quinta ao ministério, o Fórum de ONG/Aids de São Paulo afirma que Benzaken ajudou o país a retomar lugar de destaque na resposta à epidemia e trabalhou para expansão de outros métodos preventivos ao HIV, caso da PEP (profilaxia pós-exposição) e da Prep (Profilaxia pré-exposição) no país, "sem ofender as famílias".

"Mais recentemente, também, a campanha governamental de conscientização da importância da prevenção do HIV ajudou a difundir - sem ofender às famílias - as conclusões dos resultados de estudos científicos sobre o 'indetectável = intransmissível', que incentiva a adesão ao tratamento antirretroviral pelas pessoas vivendo com HIV", informa o ofício.

Infectologistas e representantes de outras entidades, como a Anaids, também enviaram cartas ao Ministério da Saúde nesta semana. Questionado, o ministério informa que Adele não será mais a diretora, "mas foi convidada para continuar a contribuir com a política". A previsão é que a troca de comando seja publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias. Em seu lugar, ficará o atual diretor-substituto do departamento, o médico epidemiologista Gerson Pereira.

Clínica onde mulher deu à luz após anos em coma terá seus funcionários investigados
Foto: Reprodução / HCTV

Após uma paciente dar à luz estando em estado vegetativo há 14 anos, o Departamento de Polícia de Phoenix, Estados Unidos, decidiu examinar o DNA dos funcionários homens da clínica Hacienda HealthCare, no Arizona, onde a mulher estava internada. 

 

Uma ordem judicial apresentada pelo órgão obriga os empregados a fazerem exames de sangue para detectar se o estupro foi praticado por algum dos funcionários da clínica. A mulher deu à luz no dia 29 de dezembro, e os profissionais da clínica não sabiam que ela estava grávida até o momento em que a bolsa estourou (veja aqui). 

 

Após o escândalo, o diretor-executivo da Hacienda Healthcare, Bill Timmons, renunciou ao cargo. Um abaixo-assinado foi feito para exigir o fechamento da clínica. Mais de 4 mil pessoas demonstraram apoiar o encerramento das atividades da clínica no Arizona. 

Após filho de 17 dias contrair herpes, mãe alerta sobre risco de se beijar bebês
Foto: Reprodução / Facebook

A baiana Rafaela Moreira, 33, fez um alerta por meio de um post no facebook após seu filho, Gustavo, de apenas 17 dias de vida, contrair herpes. "Parem de beijar bebê que não é seu", pediu. Para o jornal "Extra", ela relatou que a doença se manifestou após uma visita dar um beijo na criança. 

 

Rafaela relatou ao jornal ter procurado atendimento assim que as feridas apareceram. Gustavo passou por um tratamento de 10 dias numa área de isolamento do hospital. 

 

Após quatro meses, a mãe continua utilizando produtos dermatológicos na pele do filho, segundo recomendações médicas. Segundo Rafaela, a doença pode voltar até os seis meses de vida, pois o bebê encontra-se num estado de vulnerabilidade, apesar de já recuperado. 

 

O post no facebook viralizou, com mais de 185 mil compartilhamentos e 25 mil likes. Rafaela conta que a decisão de fazer o alerta veio após ter lido uma notícia sobre a morte de uma menina nos Estados Unidos, que contraíu o vírus com apenas 12 dias de vida (veja aqui). No caso em questão, a bebê foi infectada no ano passado com o vírus da herpes simples (HSV) após também receber um beijo. 

Mais Médicos: Inscritos devem se apresentar até hoje aos municípios
Foto: Divulgação / EBC

O prazo para profissionais com registro no Brasil inscritos na segunda chamada do Mais Médicos se apresentarem aos municípios se encerra nesta quinta-feira (10).

 

De acordo com a Agência Brasil, aqueles que não forem mais comparecer às atividades devem informar aos municípios em que trabalhariam. A cidade fica encarregada de comunicar a desistência ao governo federal. Os desistentes terão suas vagas recolocadas no edital do programa. O sistema será atualizado com as vagas disponíveis para profissionais formados no exterior. 

 

A segunda etapa disponibilizou 2.549 vagas em 1.197 municípios e 34 Distritos Sanitários Indígenas. A lista de médicos brasileiros homologados que iniciaram as atividades deve ser publicada na próxima segunda-feira (14). 

 

O ministro da saúde, Luiz Henrique Manderra, diz que pretende revisar o Mais Médicos e acredita que não faltam profissionais no Brasil, não sendo necessária a vinda de médicos do exterior. Ele afirma que, por muitos estarem endividados com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), ou terem se formado em escolas públicas, não há uma política de indução para que esses médicos venham para o sistema público de saúde. 

Curso de Medicina da FTC abre 28 vagas para transferência externa
Foto: Divulgação

A FTC Salvador (campus Paralela), que agora é Centro Universitário, abriu inscrições para o processo de Transferência Externa 2019.1 do curso de Medicina. Os interessados têm até o dia 1º de fevereiro para se inscrever e concorrer a uma das 28 vagas oferecidas para estudantes que possam ingressar entre o quarto e o oitavo semestre. As inscrições podem ser feitas, presencialmente, na Central de Atendimento ao Aluno ou por meio do site www.medicina.ftc.br/te.

 

O processo seletivo é composto por análise de documentos acadêmicos e por uma avaliação oral que será realizada nos dias 4 e 5 de fevereiro. Nesta segunda etapa, o candidato será avaliado pela Comissão Examinadora do curso de Medicina com base nos conteúdos específicos do curso, conforme o semestre indicado no momento da inscrição. Os candidatos aprovados serão convocados para realizar a matrícula entre os dias 6 e 8 de fevereiro.

 

O processo de Transferência Externa é uma oportunidade de retorno para aqueles estudantes que, devido à concorrência do curso de Medicina, saíram de Salvador para estudar em outras cidades. O coordenador geral do curso de Medicina da FTC, André Nazar, ressalta que também é uma opção para quem quer concluir os estudos em uma instituição com mais estrutura.

 

“Nosso curso tem Conceito Preliminar de Curso (CPC) igual a 4, em uma escala que vai de 1 a 5, de acordo com o MEC. Além disso, temos investido em tecnologias que facilitam o aprendizado e aprimoram a formação médica. Adquirimos equipamentos e ferramentas como cadáver sintético, manequins para simulação realística e mesas anatômicas com touch screen e tecnologia 3D”, destaca Nazar.

 

A taxa de inscrição para o processo de Transferência Externa é de R$ 350,00 e o candidato deve ficar atento à divulgação dos horários de entrevistas, assim como aos detalhes do processo seletivo disponíveis em edital publicado no site oficial.

Quinta, 10 de Janeiro de 2019 - 15:10

Brasil registra 10.274 casos de sarampo em um ano

Brasil registra 10.274 casos de sarampo em um ano
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Brasil confirmou 10.274 casos de sarampo entre desde o início de 2018 até 8 de janeiro de 2019. A doença possui surtos localizados em 2 estados: no Amazonas, que teve 9.778 casos, e em Roraima, onde foram contabilizadas 355 ocorrências. 

 

Segundo a Agência Brasil, na Bahia foram anotados apenas 2 casos. Outros estados também tiveram casos isolados: São Paulo (3), Rio de Janeiro (19), Rio Grande do Sul (45), Rondônia (2), Pernambuco (4), Pará (61) e Sergipe (4). O Distrito Federal registrou um caso. 

 

Em relação aos óbitos, foram registrados 12 no país: quatro em Roraima, seis no Amazonas e dois no Pará. 

 

O Ministério da Saúde afirma que os surtos estão relacionados à importação, pois o genótipodo vírus que circula no Brasil é o mesmo da Venezuela, que sofre com surto da doença desde 2017. 

 

Uma força tarefa realizada em Manaus no final de 2018 confirmou 7 mil casos que estavam em investigação, de acordo com o Ministério. Ainda assim, o número de casos no Amazonas e em Roraima é decrescente. 

 

O Brasil tem até fevereiro deste ano para reverter os surtos de sarampo, sob pena de perder o certificado de eliminação da doença concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em 2016. O alerta foi feito pela assessora regional de Imunizações da entidade, Lúcia Helena de Oliveira, durante a 20ª Jornada Nacional de Imunizações, no Rio de Janeiro.

Histórico de Conteúdo