Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Saúde
Você está em:
/
/
Saúde

Notícia

Bahia participa de mobilização nacional do Ministério da Saúde para ampliar cirurgias pelo SUS

Por Redação

Bahia participa de mobilização nacional do Ministério da Saúde para ampliar cirurgias pelo SUS
Foto: Camila Sanabria/MS

O Governo do Brasil vai realizar neste final de semana mobilizações em hospitais privados e filantrópicos para atender os pacientes gratuitamente em troca do abatimento de impostos federais.Na Bahia, o Hospital Alagoinhas (particular) e a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana realizarão 171 procedimentos a mais no SUS nestes dois dias, como cirurgias de retirada de vesícula, hérnia, próstata e útero.

 

O atendimento aos pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para quitar dívidas é uma das ações do programa Agora Tem Especialistas destinada a pessoas que estão na fila de regulação do SUS como forma de desafogar a demanda reprimida, reduzir o tempo de espera por exames e cirurgias, e ampliar o acesso aos serviços médicos especializados. 

 

Ao todo, a mobilização inédita ocorrerá em 20 estados e contará com a participação de 46 estabelecimentos de saúde. Serão ofertados cerca de 16 mil procedimentos especializados, sendo 2,3 mil por meio da modalidade de créditos financeiros, e mais de 13 mil pela modalidade 2, que reativa estruturas públicas com capacidade ociosa para ampliar rapidamente a oferta de atendimento especializado no SUS.

 

Para isso, o Ministério da Saúde identificou e reativou salas cirúrgicas paradas em unidades de saúde municipais e estaduais por falta de equipe médica, insumos e/ou equipamentos e fez a contratação do que faltava para mais pacientes poderem ser atendidos, beneficiando quem mais precisa.

 

“Estamos cumprindo o compromisso do governo do presidente Lula com a população brasileira e levando o SUS para todos os cantos do país. Com essa ação nacional, mobilizamos toda a capacidade instalada do país, com hospitais públicos, filantrópicos e privados trabalhando juntos para ampliar o atendimento especializado. Onde faltava profissionais e equipamentos, nós estamos levando. Na rede privada, onde antes havia falta de diálogo, agora há atuação conjunta. Tudo isso para garantir que o cuidado chegue mais rápido para o povo”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

 

Outros 19 estados também farão parte da mobilização, com centenas de cirurgias ofertadas: Acre, Amapá, Amazonas, Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

O mesmo já ocorreu, anteriormente, em Manacapuru, Itacoatiara, Parintins e Maués (AM), Canoas (RS), São Lourenço (RS) e em Santarém (PA), onde ações-piloto realizaram mais de 10,3 mil cirurgias e ofertas de cuidados integrados, reduzindo filas em regiões historicamente desassistidas.