Governo do Estado anuncia entrega do Hospital Estadual do Litoral Norte no mês de maio
Por Redação
O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), anunciou que as obras do Hospital Estadual do Litoral Norte, nova unidade de saúde que está sendo instalada em Alagoinhas, entraram em sua reta final, se aproximando à marca de 100% da conclusão da estrutura física. O cronograma oficial prevê a inauguração para o mês de maio.
Neste sábado (14), a unidade recebeu a visita técnica da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. Com as obras chegando à fase de conclusão, as equipes concentram esforços agora na etapa de instalação e implantação do parque tecnológico e do mobiliário hospitalar.
Com investimento superior a R$ 187 milhões, incluindo recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e do tesouro estadual, o hospital está sendo erguido em um terreno de 82 mil m², na BR-101, próximo à entrada da cidade. Serão 180 leitos, sendo 30 de terapia intensiva (UTI), que possibilitarão cerca de 1.800 internações por mês. Haverá atendimento adulto e pediátrico.
O Hospital Estadual do Litoral Norte será referência para 34 municípios de toda a região, oferecendo serviços em alta complexidade nas áreas de neurologia, neurocirurgia e oncologia, além de assistência cardiovascular. O objetivo central é ofertar atendimento especializado mais próximo da residência dos cidadãos. A infraestrutura foi planejada para atender demandas de urgência e emergência, além de ampliar a oferta de cirurgias eletivas.

Fotos: Leonardo Rattes/Saúde GovBA
Durante a vistoria, a Secretária percorreu as alas de internação, centro cirúrgico e áreas de diagnóstico, acompanhando de perto a montagem de equipamentos de última geração que darão suporte à assistência. Roberta Santana destacou que a fase atual envolve instalação e ajustes de aparelhos e a estruturação dos fluxos operacionais para garantir que a unidade já inicie as atividades com plena segurança para os pacientes.
“Ofertaremos aqui serviço de urgência, unidade de alta complexidade em neurologia e neurocirurgia, unidade de assistência em alta complexidade cardiovascular, unidade de assistência de alta complexidade em oncologia, serviço de pediatria clínica e cirúrgica, unidade de internação clínica e cirúrgica, ambulatório e apoio diagnóstico e terapêutico em diversas especialidades entre elas cardiologia, oncologia, neurologia e traumato-ortopedia”, explica Roberta Santana.
A Secretária ainda destaca que o hospital terá as primeiras unidades de UTI pediátrica da região. "É um hospital completo. Vai ser um dos gigantes do interior do estado para salvar vidas", afirmou.
