Anvisa determina proibição de fórmula infantil da Nestlé por risco de contaminação
Por Redação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anivsa) determinou a proibição da comercialização, da distribuição e do uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, da empresa Nestlé Brasil Ltda., CNPJ: 60.409.075/0001-52.
Na medida publicada nesta quarta-feira (7), a entidade explicou que a motivação da norma se deu por conta do risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. Segundo a Anvisa, o consumo de alimento contaminado por essa toxina pode ocasionar vômito persistente, diarreia ou letargia, que é a sonolência excessiva, lentidão de movimentos e raciocínio, e incapacidade de reagir e expressar emoções.
A fabricante iniciou o recolhimento voluntário no país e em outros locais do mundo. A toxina foi encontrada em uma fábrica na Holanda. Conforme a agência, foi identificado que a toxina estava presente em um ingrediente proveniente de um fornecedor global de óleos terceirizados. A medida tem caráter preventivo. Os produtos e os lotes que devem ser recolhidos podem ser consultados no site da Anvisa.
É necessário verificar o número do lote impresso no rótulo das fórmulas infantis. Caso o produto seja de um dos lotes recolhidos, não deve ser utilizado ou oferecido para consumo. Os outros lotes desses produtos não foram afetados.
