Absorvente gratuitos podem ser retirados por jovens estudantes do Pé-de-Meia
Por Redação
Estudantes inscritos no programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação, poderão emitir a autorização para a retirada gratuita de absorventes, por meio da página de consulta do projeto. A iniciativa em parceria da pasta com o Ministério da Saúde, visa contemplar contemplar jovens de baixa renda com idades entre 14 e 24 anos.
Eles devem estar com matrícula na rede pública de ensino, participantes do Pé-de-Meia e do Programa Dignidade Menstrual. A medida tem o objetivo de reforçar o compromisso do governo federal de combater a pobreza menstrual e apoiar a permanência escolar.
Para garantir o benefício, é necessário acessar a página de consulta do Pé-de-Meia e clicar no banner do Dignidade Menstrual. Com a autorização impressa ou digital, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e documento com foto, a retirada é feita em qualquer farmácia credenciada ao programa Farmácia Popular.
“O objetivo é ampliar o suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade para acesso aos absorventes menstruais pela Farmácia Popular. Ao permitir a retirada da autorização vinculando ao Pé de Meia, o programa aproxima a população dos cuidados contínuos de saúde e fortalece o papel da atenção primária como porta de entrada do SUS”, ressaltou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O principal ponto de oferta desses produtos serão as Farmácias Populares do Brasil, que estão credenciadas em todo país.
