Usuários do Planserv relatam dificuldades de atendimento em hospitais credenciados: “Estão negando atendimento”
Por Eduarda Pinto
Em meio a um cenário comum de doenças no fim de ano, usuários do Planserv, plano de saúde destinado aos servidores públicos do Estado da Bahia e seus dependentes, relatam dificuldades de acessar o sistema de saúde por meio da rede de hospitais e clínicas particulares na capital baiana. Isso é o que aponta uma denúncia feita por um beneficiário do plano ao Bahia Notícias. Em relato encaminhado na última terça-feira (9), um usuário do plano estadual de assistência afirmou ter seu atendimento de emergência “negado” em dois hospitais da capital baiana, o Hospital Santa Izabel e o Hospital Português.
A fonte relata que “os hospitais constam na rede credenciada do Planserv, mas não estão atendendo” os pacientes que chegam ao pronto-atendimento. “Não existe nenhuma nota oficial dos hospitais, e se consta na rede credenciada deveria atender, ou então dizer o motivo por não estar atendendo. Apenas estão negando o atendimento para quem chega dizendo que é Planserv”, diz a denúncia. O denunciante afirma que relatos entre servidores sobre a dificuldade de atendimento circulam desde o mês passado.

Foto: Reprodução / Pop-up do site do Planserv no dia 11/12
Em busca de uma resposta no site oficial do Planserv, os usuários se deparam com um comunicado sobre o “aumento na busca por pronto-atendimentos em função das síndromes gripais próprias da época”. No texto, o plano estadual informa que “por conta da alta demanda, hospitais credenciados de maior complexidade estão desafogando os casos mais graves, conforme capacidade operacional de cada um, não tendo o Planserv gestão do tempo médio de atendimento de cada unidade”.
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Foto: Reprodução / Pop-up do site do Planserv no dia 11/12
Ambos os hospitais, o Hospital Santa Izabel, localizado em Nazaré, e o Hospital Português, alocado na Graça, estão incluídos na lista anexada de unidades credenciadas para atendimento da rede Planserv.
Procurado pela reportagem, o Planserv negou a interrupção dos atendimentos nos hospitais citados e alegou que “mantém atendimento regular nas unidades credenciadas e que não houve descredenciamento de hospitais da rede”. Segundo o sistema estadual de assistência à saúde, as unidades podem apresentar superlotação e períodos de espera maiores, sem citar ou validar qualquer medida que justifique a “recusa” de um atendimento.
Ao Bahia Notícias o Planserv disse alegou ainda que “atualmente, o Planserv possui 106 beneficiários internados no Hospital Santa Izabel e 169 no Hospital Português, o que reforça que não há qualquer interrupção de atendimento aos beneficiários nessas unidades credenciadas”.
O mesmo posicionamento veio dos hospitais. Em nota enviada ao BN, o Hospital Português garantiu que “o HP tem priorizado o atendimento de pacientes em condições agudas que demandam intervenção imediata, incluindo beneficiários do Planserv – não havendo, portanto, qualquer suspensão de atendimento”. Segundo eles, ao menos 76% dos internamentos de emergência da unidade são provenientes do Planserv.
Já o Hospital Santa Izabel disse apenas que a unidade “segue atendendo beneficiários do Planserv de acordo com sua capacidade instalada”, conclui.
HISTÓRICO DE PROBLEMAS
Mas o cenário atual não é novo, as polêmicas envolvendo a abrangência e eficácia do Planserv são antigas. Na denúncia recebida pelo Bahia Notícias, o relato informa que “o Governo do Estado vem destruindo o Planserv, desde que havia passado para ser administrado pela HapVida simplesmente ficou horrível, cada vez menos lugares aceitando atendimento de emergência”. Em setembro deste ano, o Bahia Notícias relatou o cenário. Em meio a baixa arrecadação e um público envelhecido, com cerca de 30% dos usuários tendo mais de 59 anos, a atual gestão estaria optando por reduzir acesso a consultas e exames.
As clínicas vinculadas, por sua vez, relataram que os atrasos nos pagamentos e os valores abaixo do oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) poderiam levar a descontinuidade dos atendimentos pelo Planserv.
Novas denúncias também ocorreram em outubro, quando o Planserv emitiu um comunicado proibindo laboratórios e clínicas credenciadas de realizarem exames, coletas ou quaisquer atendimentos fora de suas unidades físicas registradas. Após o anúncio, o plano de retificou, alegando que a “assistência orienta os laboratórios credenciados que não realizem eventos públicos ou ações de saúde publicizadas sem o prévio conhecimento e autorização formalizada, conforme prevê os contratos efetuados com os credenciados”.
REESTRUTURAÇÃO?
Mais recentemente, uma mudança importante também pode afetar a usabilidade do plano estadual de saúde. A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, nesta terça-feira (9), um projeto de lei que reformula o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv).
Pelo texto, a contribuição dos titulares passará a ser de 5,5% da remuneração, não podendo ser inferior a R$ 120. A partir de 1º de janeiro de 2027, o percentual sobe para 6%, mantendo o mesmo piso. Para dependentes, o projeto estabelece que cônjuges ou companheiros passarão a pagar 50% da contribuição do titular, enquanto os demais dependentes contribuirão com 22% do valor. Em todos os casos, o valor mínimo também será de R$ 120.
O PL foi proposto pelo governador Jerônimo Rodrigues sob alegação de que a proposição foi construída em conjunto com sindicatos e entidades representativas, tendo como objetivo modernizar as estruturas do funcionalismo público estadual. Segundo o governo, com as mudanças, estima-se que cerca de 130 mil servidores terão redução no valor pago.
Confira na íntegra a nota do Planserv:
“O Planserv informa que mantém atendimento regular nas unidades credenciadas e que não houve descredenciamento de hospitais da rede.
Devido à alta procura por atendimentos de emergência, algumas unidades podem apresentar superlotação e períodos de espera maiores, conforme a capacidade operacional de cada hospital.
Atualmente, o Planserv possui 106 beneficiários internados no Hospital Santa Izabel e 169 no Hospital Português, o que reforça que não há qualquer interrupção de atendimento aos beneficiários nessas unidades credenciadas.
Outras informações podem ser obtidas pela Central de Relacionamento – 0800 056 6066 ou pelos canais oficiais do Planserv.”
Confira na íntegra a nota do Hospital Português:
“Em resposta ao contato do portal Bahia Notícias, nesta quarta-feira (10/12/2025), o Hospital Português (HP) esclarece que a Instituição permanece em pleno funcionamento, operando no limite da sua capacidade instalada de atendimento.
No que se refere ao Planserv, o HP registra uma média de pelo menos 154 beneficiários internados por dia, sendo 76% provenientes dos serviços de Emergência. De janeiro até a presente data de 2025, foram realizados mais de 20,4 mil atendimentos de emergência e mais de 5,7 mil cirurgias e partos decorrentes desses atendimentos na Instituição.
Devido ao elevado índice de ocupação de leitos, o HP tem priorizado o atendimento de pacientes em condições agudas que demandam intervenção imediata, incluindo beneficiários do Planserv – não havendo, portanto, qualquer suspensão de atendimento.
O Hospital Português reforça seu compromisso permanente com as melhores práticas assistenciais, assegurando segurança qualidade e continuidade do cuidado a todos os pacientes que procuram a Instituição.”
