Novembro Azul: Mutirão gratuito de rastreamento de câncer de próstata oferece atendimentos em Salvador
Por Redação
Em alusão ao Novembro Azul, a cidade de Salvador vai receber um mutirão gratuito de rastreamento de câncer de próstata para homens com idade a partir de 45 anos. A ação acontecerá no ambulatório da unidade (Av. Luiz Tarquínio, acesso pelo portão 11) e serão disponibilizadas 80 fichas de atendimento, distribuídas por ordem de chegada.
Para participar, os interessados devem apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS, comprovante de residência e exames prévios (PSA ou de imagem da região abdominal), caso já realizados. Durante o mutirão, serão oferecidos atendimentos em consultório para avaliar histórico familiar e fatores de risco, além de realização de exames, como toque retal.
O serviço será ofertado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia da OSID tem 47% dos casos masculinos representados com mais de 1.700 pacientes cadastrados. A unidade oferece atendimento integral, com uma média de 470 homens em tratamento com quimioterapia ou hormonioterapia e cerca de 20 em radioterapia todos os meses.
