Salvador vai receber UTI Inteligente em nova Rede Nacional de Alta Precisão do SUS
Por Redação
A cidade de Salvador será contemplada pelo Ministério da Saúde com a implantação da nova Rede Nacional de Serviços Inteligentes e de Medicina de Alta Precisão do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida prevê a instalação de 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) automatizadas, que vão funcionar de forma interligada em 13 estados nas cinco regiões do Brasil, além da Bahia.
Segundo a pasta, a nova unidade será instalada no Hospital Geral Roberto Santos e terá serviços totalmente digitais, monitoramento contínuo, integração entre equipamentos e sistemas de informação. A ferramenta vai contribuir na previsão de agravos e prestará apoio em decisões clínicas, otimizando avaliações e permitindo a troca de conhecimento entre especialistas em diferentes regiões. Essas unidades estarão conectadas a uma central de pesquisa e inovação.
De acordo com o órgão, a primeira etapa da proposta para a construção do hospital inteligente projeta um investimento de R$ 1,7 bilhão, através de cooperação com o Banco dos BRICS.
O Ministério explicou que são 14 UTIs inteligentes distribuídas por treze estados nas cidades de Salvado, Fortaleza (CE), Teresina (PI), Belém (PA), Manaus (AM), Dourados (MS), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).
