Mais de 10% dos testes para sífilis dão positivo em ação durante jogo entre Bahia e Flamengo
Por Redação
Mais de 10% das pessoas testadas para sífilis em uma estrutura montada pela Prefeitura de Salvador, em frente à Arena Fonte Nova, tiveram resultado positivo para a doença. A mobilização, realizada no último domingo (5), durante o jogo entre Bahia e Flamengo, marcou o início das ações do Outubro Verde, mês de conscientização e combate à sífilis.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram aplicados 308 testes rápidos em 154 pessoas, das quais 16 testaram positivo para sífilis. O resultado reforça a importância das ações de busca ativa, que possibilitam o diagnóstico precoce, a interrupção da cadeia de transmissão e o início imediato e gratuito do tratamento. Durante a iniciativa, também foram identificados três casos positivos de HIV.
O secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, destacou a relevância da mobilização.
“O Outubro Verde é um alerta para todos nós. A sífilis é uma infecção que tem cura, mas ainda preocupa pelos números crescentes e pelas consequências graves quando não tratada. É fundamental que as pessoas façam o teste, busquem o tratamento e adotem medidas de prevenção”, afirmou.
Além da testagem, a ação também reforçou a importância da prevenção. Foram distribuídos mais de 26 mil insumos à população, entre eles preservativos externos (comum, sensi e texturizado), preservativos internos, géis lubrificantes e duchas higiênicas, incentivando o sexo seguro e o autocuidado.