Anvisa publica chamamento internacional para adquirir aquisição de antídoto para intoxicação por metanol
Por Redação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou o Edital de Chamamento Internacional 17/2025, para identificar fabricantes e distribuidores internacionais de um antídoto para intoxicação por metanol. O intuito é adquirir o medicamento para utilizar em casos de contaminações e hospitalizações da doença no Brasil.
Segundo o certame publicado nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial da União (DOU), o produto em si é o Fomepizol, em ampolas de 1,5 ml e concentração de 1.000 mg/ml. O remédio é utilizado como antídoto em casos de intoxicação oral por metanol. Contaminações do tipo podem levar a situações e complicações de saúde e risco de morte.
O Fomepizol ainda não possui registro sanitário no Brasil, tornando necessário o fornecimento através de outros países para atender à demanda do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Ministério da Saúde afirmou que há uma necessidade urgente de conseguir o abastecimento nacional do medicamento, para estabelecer a segurança assistencial em situações de emergência.