PF vai investigar participação de crime organizado em casos de bebidas adulteradas com metanol
Por Victor Hernandes
A Polícia Federal vai apurar um possível envolvimento do crime organizado nos episódios de adulteração de bebidas alcóolicas com metanol em São Paulo. A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa realizada pelo o Ministério de Justiça e Segurança Pública e do Ministério da Saúde, nesta terça-feira (30), em Brasília.
Os chefes dos órgãos, Ricardo Lewandowski e Alexandre Padilha, respectivamente, participaram do evento. Antes, nesta segunda-feira (29), o Governo Federal já tinha realizado uma reunião para tratar dos casos, onde foram confirmados três óbitos associados à ingestão de bebida adulterada com a substância.
Além disso, a união estabeleceu um protocolo para essas situações. A gestão determinou que sejam seguidos os protocolos de notificação para casos suspeitos de intoxicação exógena (com agente tóxico de origem externa).
Foi comunicado que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) vai emitir também alerta aos Procons de todo o país com orientações a fornecedores e consumidores acerca da segurança na comercialização e no consumo de bebidas alcoólicas. O Ministério da Agricultura e Pecuária ainda estuda eventuais ações de fiscalização.
Em caso de sintomas positivos, o governo orientou que o paciente deve buscar imediatamente um serviço de emergência médica e fazer contato com entidades de saúde.