Sesab anuncia requalificação de hospital maternidade no Litoral Norte da Bahia
Por Redação
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) anunciou a requalificação do Hospital e Maternidade Maria Amélia Menezes Santos, na cidade de Rio Real, no Litoral Norte baiano. A unidade municipal será reformada e ampliada graças a um convênio entre o Governo do Estado e a prefeitura.
A autorização para que seja firmado o convênio entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e o município foi assinada neste sábado (27) pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
O investimento de R$ 9,3 milhões permitirá que o hospital volte a funcionar com seus 50 leitos e tenha a sala cirúrgica reformada, possibilitando a realização de procedimentos no local.
O governador Jerônimo Rodrigues assinou também autorização para que a Sesab adote providências para o credenciamento de serviços oftalmológicos em Rio Real. Com o credenciamento a população terá acesso a cirurgias de catarata e de pterígio no próprio município.
"Hoje o projeto com maior investimento que assinamos foi o de esgotamento sanitário, que também é saúde para a população. Mas um dos destaques é a reforma do hospital, que trará uma melhor qualidade de atendimento para a população", afirmou Jerônimo Rodrigues.
Além das assinaturas, a saúde do município vai ser reforçada com a entrega de equipamentos feita neste sábado. Foram dois kis UBS, dois kits odontológicos, duas processadoras de Raio-x, um kit completo de equipamentos para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel, um aparelho de ultrassom e um aparelho eletrocardiógrafo.
"O investimento na Atenção Básica é essencial para que toda a rede de saúde funcione bem. Mas para aqueles que precisam de um hospital teremos a unidade municipal requalificada e ainda destaco que em breve será entregue o Hospital Regional de Alagoinhas, que fica aqui na região", afirmou Roberta Santana.
Rio Real foi contemplado ainda com uma ambulância e dois veículos administrativos. Foram entregues ainda dois Micro-ônibus para o Consórcio de Saúde de Alagoinhas. O investimento das entregas chegou a R$ 2,2 milhões.