Com obras quase finalizadas, Hospital de Cuidados Prolongados de Lauro de Freitas tem nova previsão de entrega
Por Victor Hernandes
O tão esperado Hospital de Cuidados Prolongados, antigo Riverside, na cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), ainda não tem uma data definida para inauguração. Isso porque, apesar de ter as obras concluídas encaminhadas para conclusão, ainda não há uma data de inauguração pelo Governo do Estado.
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou ao BN que a “obra já está sendo finalizada”. No entanto, a pasta comunicou que ainda não tem a “data de inauguração”.
A previsão, segundo o órgão, é que a entrega ocorra ainda em 2025. No entanto, a expectativa inicial da Sesab era entregar a unidade hospitalar ainda no primeiro semestre de 2025.
Em entrevista ao Bahia Notícias no mês de janeiro, a secretária de Saúde do estado, Roberta Santana, indicou a expectativa de entregar o equipamento hospitalar ainda nos primeiros seis meses de 2025.
“O Hospital de Cuidados Prolongados com pacientes crônicos em Riverside que funcionou como hospital de campanha também durante o Covid ele é retomado. A expectativa é que ele se entregue ainda neste primeiro semestre, compromisso da gente, para fortalecer os leitos de retaguarda”, revelou Santana durante entrega de ambulâncias em Salvador.
PROCESSO DE MUDANÇAS
As obras de mudança do Hospital Costa dos Coqueiros (antigo Riverside) para se transformar em Hospital Costa dos Coqueiros de Cuidados Prolongados, tiveram status de conclusão atualizados 83% de obras concluídas em agosto do ano passado. O espaço localizado no antigo Hotel Riverside, na Estrada do Coco, foi adquirido pelo Governo do Estado em 2019 para virar uma unidade de cuidados prolongados.
É importante lembrar que o equipamento contará com 90 leitos de internação hospitalar de média complexidade em Clínica Geral para adultos. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disse ao BN, na ocasião, que o local terá atendimento através da Central Estadual de Regulação.
Ainda em agosto do ano passado, a Sesab informou ao Bahia Notícias, que “todo projeto foi estruturado para oferecer condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos especializados para a reabilitação e cuidados de longa permanência de pacientes em fase pós-aguda, com quadro clínico estável, mas que ainda não atendam aos requisitos para alta hospitalar e/ou internação domiciliar”.
Aberto em 2020 como uma das unidades referência de tratamento de pacientes com Covid-19, o Hospital Costa dos Coqueiros foi desmobilizado para receber obras e reformas, em julho do ano passado.
Com o processo de desmobilização, o hospital deixou de receber novos pacientes durante as obras e reformas, que foram transferidos para outras unidades.
O equipamento, que era administrado pela Fundação Fabamed, iniciou operação com 96 novos leitos para o atendimento a pacientes com o diagnóstico de coronavírus, sendo dez de UTI e 32 leitos de assistência respiratória e 54 clínicos. A unidade começou como Hospital de Campanha no Hotel Riverside.
O lugar ainda funcionou na segunda onda de Covid-19 na Bahia, no primeiro semestre de 2021. À época, a unidade atendia com leitos clínicos.