Após 2 anos, Sesab abre nova licitação para gestão do Hospital 2 de julho, antigo Hospital Espanhol
Por Victor Hernandes
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou um novo processo licitatório para a gestão do Hospital 2 de Julho, antigo Hospital Espanhol. A nova licitação, divulgada nesta sexta-feira (8), trata da seleção de uma nova empresa, responsável por administrar a unidade de saúde, localizada no bairro da Barra, em Salvador.
O certame, acessado pelo BN, trata do processo público para escolher a organização social responsável por gerir e operacionalizar o equipamento hospitalar. Além disso, a entidade em questão terá que executar as ações e os serviços de saúde da unidade hospitalar.
Instituições interessadas em administrar o local deverão apresentar à pasta, as propostas baseadas no edital da concorrência pública, na Diretoria de Licitações, na sede da Sesab. A abertura das propostas dos interessados vai ocorrer no dia 9 de outubro no prédio da secretaria, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
O anúncio desta sexta marca um novo capítulo para a gestão do hospital. Isso porque, há dois anos a Sesab realizou um processo de concorrência pública para o hospital. Na época, a Fabamed foi a organização escolhida para gerir o hospital que se transformou em uma referência clínica médica.
LICITAÇÃO ANTERIOR
O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que estava à frente do hospital desde 2020, não conseguiu ganhar na justiça o processo licitatório que concederia a administração do equipamento de saúde a uma organização social.
Na ocasião, as duas organizações foram as únicas inscritas no processo de licitação. A Fabamed já tinha conseguido a licitação, depois que o edital foi publicado no Diário Oficial. Porém, a INTS entrou com dois recursos para a decisão ser revista. O processo chegou até a ir para o Supremo Tribunal Federal (STF), mas, mesmo assim, a INTS não teve êxito, e no processo que poderia ser respondido até ontem, último dia de contrato da empresa, o recurso não foi deferido.
Antes, chegou a acontecer um debate sobre transformar o espaço no Hospital do Servidor Público ser implantado no Espanhol.