VÍDEO: Psicanalista revela que usou "feitiço" de Harry Potter para conter crise de paciente
Por Redação
O psicanalista Lucas Ranieri publicou um relato inusitado de um caso que ocorreu durante atendimento a um paciente. O vídeo publicado no mês de janeiro, voltou a viralizar durante esta semana. No post em suas redes sociais, o profissional de saúde conta que um paciente em estado de esquizofrenia paranoide chegou ao hospital alegando estar participando das gravações de um filme de Harry Potter.
O paciente estava vestido de preto, muito sujo, com um odor forte, e dizia ser um “comensal da morte” — um dos vilões da famosa saga de livros e filmes criada por J.K. Rowling. Lucas, também entusiasta da série, possui uma tatuagem em homenagem à produção.
Ao reconhecer a imagem, o homem, que estava em delírios, obteve uma reação agressiva e avançou contra o trabalhador, fazendo que a equipe médica fosse intervir na situação para conter a crise.
Após visualizar que não iria conseguir acalmar e segurar o paciente de uma forma física, Ranieri decidiu usar a própria fantasia do paciente para acalmá-lo. Ele simulou o feitiço “Petrificus Totalus” — conhecido por paralisar inimigos no mundo mágico de Harry Potter.
Ao adotar a estratégia, o paciente imediatamente ficou imóvel e contido.
“Ele não poderia contradizer o enredo que ele mesmo estava sustentando como realidade”, explicou.
VEJA O RELATO