Salvador recebe seminário internacional sobre estratégias para instituições de saúde frente às mudanças climáticas
Por Redação
A cidade de Salvador vai receber nos dias 7 e 8 de agosto o “Seminário Internacional Resiliência das Edificações para a Saúde em Cenários de Mudanças Climáticas”.
A iniciativa tem o objetivo de discutir as estratégias de resiliência e sustentabilidade nas infraestruturas de saúde, especialmente em hospitais, no contexto das mudanças climáticas globais.
O evento vai reunir profissionais das áreas de engenharia, arquitetura hospitalar, gestão em saúde e meio ambiente, além de representantes do setor público e privado numa programação que terá edificações da capital baiana como ponto de partida para debates e estudos por meio de visitas técnicas, workshops e palestras técnicas.
Entre estes locais está o Museu da Misericórdia, no Centro, estrutura que abrigou o primeiro hospital fundado na cidade, em 1.549. A grade de palestras ocorrerá no Mercure Salvador Rio Vermelho, no dia 8.
O seminário ocorre em um momento emblemático: às vésperas da realização no Brasil da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que vem colocando a temática em pauta no país e quase um ano depois das enchentes históricas que atingiram o Rio Grande do Sul, deixando mais de 3 mil unidades de saúde parcial ou totalmente inoperantes.
Segundo a presidente da ABDEH e arquiteta, Doris Vilas-Boas, o contexto de crises globais, como a pandemia de COVID-19 e os desastres naturais frequentes, faz com que as unidades de saúde estejam na linha de frente das respostas a esse cenário.
“É preciso antecipar, planejar e adaptar nossas edificações de saúde aos novos padrões climáticos. O que aconteceu no Sul do país é um alerta claro. Mas não é uma exceção: trata-se de uma nova realidade”, ressaltou.
Inscrições e mais informações sobre o evento estão disponíveis na plataforma: