Psicodélicos no tratamento de transtornos mentais são debatidos durante sessão especial em Salvador
Por Redação
Substâncias que alteram a percepção, os psicodélicos vêm sendo estudados por suas propriedades terapêuticas. As drogas psicodélicas estão sendo cada vez mais consideradas na comunidade científica como uma possível ferramenta na luta contra o transtorno por uso de substâncias e transtornos como depressão, transtorno do estresse pós-traumático e transtorno obsessivo-compulsivo.
Além dos psicodélicos clássicos, como a Psilocibina, a Dietilamida do Ácido Lisérgico (LSD), a Dimetiltriptamina (DMT) e a Mescalina, a Cetamina e o MDMA também têm se mostrado como promissores agentes terapêuticos. Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que mais de três milhões de pessoas morrem por ano devido ao abuso de álcool e drogas.
O assunto será tema de um evento realizado nesta sexta-feira (25), para celebrar os 40 anos do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas – CETAD. O psiquiatra Dartiu Xavier, professor da Universidade Federal de São Paulo e um dos pioneiros da pesquisa com psicodélicos no Brasil, é um dos convidados.
Será discutida também no debate, a ação dessas substâncias. estará em discussão na mesa coordenada pelo professor Lucas Quarantini, do Departamento de Neurologia e Psiquiatria da UFBA, pioneiro no Brasil dos estudos sobre Cetamina. Quarantini apresentará os estudos brasileiros e os desenvolvidos na Bahia.
A sessão especial presta ainda homenagem ao professor Antônio Nery Filho, idealizador e fundador do CETAD, programa de extensão do Departamento de Neurologia e Psiquiatria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), criado para atender usuários com transtornos por uso de substâncias e seus familiares e para a atividade de formação teórica e prática no campo da saúde mental.
Em 2024, o CETAD registrou acompanhamento com 4.586 pacientes (2.578 em psiquiatria e 2.008 em psicoterapia).O serviço público é utilizado para o acolhimento e suporte terapêutico de dependentes químicos e os diferentes transtornos relacionados ao uso de substâncias.
O CETAD é considerado campo de prática clínica para três residências médicas em psiquiatria da Bahia, além de campo de estágio para estudantes de medicina e psicologia da UFBA e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).
