Bahia ganha 316 novos profissionais do Mais Médicos para reforçar o atendimento em áreas vulneráveis e territórios indígenas
Por Redação
A Bahia ganhou o reforço de 316 médicos por meio do Programa Mais Médicos, iniciativa do governo federal voltada à ampliação da cobertura da atenção primária em áreas de maior vulnerabilidade social. Desses profissionais, seis foram designados para o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Bahia. Eles atendem comunidades indígenas em regiões de difícil acesso.
Já os outros profissionais vão atuar nas equipes de Saúde da Família nos municípios baianos. A medida integra a nova etapa do programa, que selecionou 3.173 médicos para trabalhar em 1.618 municípios e 26 DSEIs em todo o país. O edital bateu recorde de inscrições, com mais de 45 mil candidatos.
Desde o último dia 2 de julho, os médicos formados no Brasil e com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) começaram a se apresentar nos locais de trabalho. Já os profissionais brasileiros formados no exterior participarão, a partir de 4 de agosto, do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico voltado ao atendimento em situações de urgência, emergência e doenças comuns nas regiões de atuação.
A presença desses médicos reforça a Atenção Primária à Saúde e contribui para agilizar o acesso dos cidadãos a atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).
A integração dos profissionais ao sistema, por meio do uso do prontuário eletrônico e de fluxos organizados, ajudará a reduzir o tempo de espera por consultas e procedimentos de média e alta complexidade.