Pai com deficiência visual acompanha parto da filha com narração sensível no Hospital Santo Amaro
Por Redação
Um momento de forte emoção marcou o centro obstétrico do Hospital Santo Amaro, no bairro da Federação, em Salvador, na manhã da ultima quinta-feira (4). Durante o nascimento da filha, o pai Tiago Anselmo Pereira Maciel, que é deficiente visual, pôde acompanhar todo o parto por meio de uma narração detalhada conduzida pelo obstetra responsável, Dr. José Tavares.
Tiago perdeu a visão em decorrência do agravamento de um glaucoma. Ao tomar conhecimento da sua condição ainda no pré-natal, o médico decidiu proporcionar uma experiência inclusiva e sensível. “Narramos com detalhes os sinais da dilatação, os movimentos da equipe, a posição do bebê, até o momento exato em que trouxemos Elisabeth ao mundo”, relatou Tavares.
A iniciativa emocionou o pai e também a mãe da criança. “Eu e minha esposa nos emocionamos muito, foi tudo lindo e maravilhoso”, contou Tiago.
Tanto a mãe quanto a bebê, que recebeu o nome de Elisabeth, passam bem e devem receber alta nos próximos dias.
A ação reflete o compromisso do Hospital Santo Amaro, unidade da Fundação José Silveira, com uma assistência humanizada, inclusiva e centrada nas necessidades de cada família. A unidade é referência em partos que respeitam a individualidade e promovem o acolhimento