Ministra da saúde diz que vacina contra a dengue do Butatan terá cronograma divulgado após registro da Anvisa
Por Victor Hernandes
A ministra da saúde, Nísia Trindade, revelou, nesta sexta-feria (31), que a vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butatan, terá um cronograma para ser divulgado, após aprovação e registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em entrevista ao Bahia Notícias, durante a entrega de ambulâncias em Salvador, a titular da pasta informou que o imunizante registrou bons resultados nas pesquisas.
Segundo Nísia, após a Anvisa registrar a nova dose, o órgão de saúde vai anunciar o cronograma completo. “A vacina para dengue já demonstrou excelentes resultados nas pesquisas. Agora, temos que aguardar o registro pela Anvisa e, na sequência, divulgaremos o cronograma. É uma excelente aposta”, contou Trindade ao BN.
A declaração da ministra chega depois do Butatan pedir registro da vacina da dengue à Anvisa. O imunizante denominado de Butantan-DV é o primeiro aplicado através de uma única dose no mundo.
Se for aprovado, a vacina poderá ser produzida e comercializada nacionalmente no instituto. O infectologista e diretor do instituto, Esper Kallás, afirmou que a dose "é um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do país e uma enorme conquista em nível internacional".
Sobre a análise, a agência, disse que vai "aguardar e respeitar todos os procedimentos", mas indicou que estaria confiante "nos resultados que virão".