Trombose causa internação de mais de 489 mil brasileiros na última década; doença é tema de evento em Salvador
Por Redação
A Trombose Venosa Profunda (TVP) causou a internação de mais de 489 mil brasileiros em dez anos, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirugia Vascular (SBACV). De acordo com a entidade, o país superou a média diária de 165 hospitalizações em decorrência da doença em 2023, maior índice para a última década. Na Bahia, os números de amputações e óbitos em decorrência de trombose têm crescido nos últimos anos, conforme as autoridades de saúde local.
Neste cenário que pede atenção e cautela, Salvador será palco de um evento inédito que irá discutir a Trombose Venosa Profunda (TVP). O TromboTalks o reunirá, no dia 25 de janeiro, no Restaurante Amado, em Salvador, cirurgiões vasculares, pneumologistas, cardiologistas e profissionais de atendimento emergencial e de terapia intensiva para compartilhar estudos de caso, discutir tratamentos inovadores e apresentar as melhores práticas para reduzir a mortalidade associada ao quadro.
Inédito na capital, o evento terá como recorte temático desta primeira edição a Embolia Pulmonar, uma condição aguda frequentemente diagnosticada em serviços de emergência, mas cuja sintomatologia costuma dificultar o diagnóstico precoce. Uma das complicações da TVP, a embolia pulmonar é uma das ocorrências médicas mais graves e, a cada 100 casos registrados no Brasil, 22 acabam sendo fatais.
“Muito mais frequente do que se imagina, a Embolia Pulmonar representa a terceira causa de mortalidade entre as doenças cardiovasculares, ficando atrás apenas do Infarto Agudo do Miocárdio e do AVC. Hoje em dia, o tratamento da doença precisa ser multidisciplinar, envolvendo diversas especialidades médicas e, nos últimos anos, houve grandes avanços entre dispositivos e procedimentos de tratamento. E é por isso que o evento traz esse assunto como tema”, explica Dr. Paulo Menezes, cirurgião vascular e um dos idealizadores do encontro.
PROGRAMAÇÃO
A iniciativa tem também entre os idealizadores os médicos Dr. Leonardo Cortizo e Dr. André Brito. Com o objetivo promover imersão e atualização científica com ênfase nos últimos avanços, estudos clínicos recentes e troca de experiências entre profissionais de saúde, o encontro trará como convidados especialistas nacionais e internacionais, entre eles, nomes como Carlos Gama (SP), Tiago Coutas (RJ), Felipe Nasser (SP) e Ignacio Cigalini (Argentina).
Serão três sessões temáticas amplas e diversas que trarão entre os temas macro: 1) Epidemiologia e diagnóstico, 2) PERT e cuidados intensivos, e 3) A Intervenção. Os assuntos passam por diagnóstico de embolia pulmonar na sala de emergência, exames de imagem para diagnóstico, estratificação de risco, abordagem multidisciplinar, trombólise e trombectomia, entre outras temáticas. A programação completa do evento está disponível no site.
Além das sessões técnicas, o evento contará com representantes da indústria médico-hospitalar, que são também patrocinadores no evento, entre eles CardioMedh, Embryo, Tadmedical, Goldmedic, Medicicor e Penumbra.