Laboratório investigado por fornecer órgãos contaminados com HIV pertence a primo de ex-secretário de Saúde
Por Redação
O laboratório Patologia Clínica Doutor Saleme (PCS-Saleme), investigado como responsável pela contaminação por HIV de seis pacientes transplantados, tem como um de seus sócios Matheus Sales Teixeira Bandoli Vieira, primo do ex-secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Doutor Luizinho, hoje deputado federal e líder do PP na Câmara.
Outro sócio do laboratório é Walter Vieira, casado com a tia de Luizinho. Os dois chegaram a fazer campanha para o deputado em eleições. A irmã de Luizinho, Débora Lúcia Teixeira, trabalha na Fundação Saúde, empresa do estado que assinou o contrato com o laboratório.
Embora tenha deixado o cargo, Doutor Luizinho era secretário durante o processo de contratação e, segundo fontes do G1, manteve sua influência na pasta. Ele foi secretário de Saúde de 2016 a 2018 e entre janeiro e setembro de 2023. Durante os anos de 2022 e 2024, o laboratório chegou a receber R$ 20 milhões em pagamentos, segundo o Portal da Transparência.
Em nota, Doutor Luizinho afirmou que conhece o laboratório há mais de 30 anos e que lamenta veementemente o ocorrido, “desejando o fim das investigações e punição exemplar para os responsáveis por esses gravíssimos casos de contaminação”.
ENTENDA O CASO
Seis pessoas que estavam na fila de transplantes da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) receberam órgãos contaminados por HIV e testaram positivo para o vírus. O incidente é considerado inédito na história do serviço.
A Secretaria declarou que “Esta é uma situação sem precedentes” e afirmou que o serviço de transplantes no Estado sempre realizou um trabalho “de excelência” e que, nos últimos 18 anos, salvou a vida de mais de 16 mil pessoas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) descobriu ainda que o laboratório não tinha kits para a realização dos exames de sangue e não apresentou documentos comprovando a compra dos itens. Esses fatos levaram à suspeita de que os testes podiam não estar sendo feitos ou os resultados pudessem estar sendo forjados.
