Cirurgias do joelho representam 10% das intervenções realizadas no Hospital Ortopédico do Estado da Bahia
Por Redação
As cirurgias de joelho estão entre as de maior demanda no Hospital Ortopédico do Estado da Bahia. Em 210 dias de funcionamento, já foram realizados na unidade, que é gerida pelo Einstein, 312 procedimentos do tipo, ou seja, cerca de 10% das 3.072 cirurgias feitas no hospital. A maioria das cirurgias de joelho foi feita por meio de uma técnica moderna e minimamente invasiva chamada artroscopia, que utiliza minicâmeras de vídeo.
O joelho é uma das mais complexas articulações do nosso corpo, formado pelo fêmur, tíbia e patela. Tudo isso ligado por estruturas como o menisco, tendões, músculos e ligamentos. Entre os principais motivos para as cirurgias estão acidentes de trânsito, prática de esportes e envelhecimento da população, com o consequente desgaste ósseo e de articulações.
“Por ser bastante exigida, essa é uma região que sofre muitas lesões diretas e indiretas”, explica Matheus Azi, gerente médico da ortopedia do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia. Entre as lesões, as mais comuns são o rompimento do ligamento cruzado anterior, as lesões meniscais e as fraturas. Para a doença degenerativa da articulação conhecida como artrose, que é mais frequente no paciente idoso, o tratamento envolve a substituição completa da articulação por um joelho sintético.
HOSPITAL ORTOPÉDICO
Inaugurado em 04 de março de 2024, o?Hospital Ortopédico do Estado, unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pelo Einstein,?tem estrutura montada para ser o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.
A unidade conta com 212 leitos e está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.
O Hospital Ortopédico do Estado é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein na região Nordeste. Fundado em 1955, o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social, e trabalha para melhorar a equidade da saúde no país.