Parceria entre Sesab e UFBA aperfeiçoa projeto de reforma do Hospital Octávio Mangabeira

Um acordo de cooperação firmado entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e representantes do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) permitirá o aperfeiçoamento do projeto de reforma e modernização do Hospital Octávio Mangabeira, em Salvador. A informação foi divulgada pelo secretário Fábio Vilas-Boas, nesta quinta-feira (22).
As intervenção foram iniciadas há cerca de 10 dias e , de acordo com o secretário, ainda em fase inicial, limitadas a retirada de portas, janelas, pequenas demolições internas e retirada de estruturas elétricas e hidráulicas, possibilitando ajustes. A ideia é garantir o atendimento da legislação sanitária vigente, assim como a preservação do patrimônio arquitetônico moderno. O projeto original do imóvel data da década de 40.
O chefe da pasta defende que, ao final da reforma, a unidade será a mais moderna dedicada ao tratamento de doenças do aparelho respiratório na América Latina.
O investimento previsto pelo Estado é da ordem de R$ 30 milhões. O hospital será equipado com 168 leitos, sendo 39 de UTI adulto e pediátrica, além de enfermarias dedicadas a pacientes de cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço e oncologia.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Thais Jorge
A longevidade é uma conquista
Idade não é barreira para o envelhecimento saudável. E a longevidade é, definitivamente, uma conquista de nossos tempos, que deve ser valorizada. Mesmo considerando estudos recentes que projetam redução em cerca de dois anos na expectativa de vida dos brasileiros por conta da pandemia, o que nos faria voltar ao patamar de 2010, fato é que, em uma análise histórica e de longo prazo, tivemos de 1940 para cá um salto de mais de três décadas na nossa expectativa de vida, que passou de 45 anos para quase 77 anos.