Internações de pessoas acima de 60 anos por Covid caem 77% na Bahia

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) identificou uma queda de até 77% nas internações de pessoas acima de 60 anos ao comparar os meses de março e junho deste ano. A pasta atribui os dados a vacinação contra a doença, iniciada em janeiro.
Após cinco meses do início da imunização contra a Covid-19, a Bahia soma mais de 4,8 milhões de pessoas com a primeira dose ou em dose única dos imunizantes.
A Diretoria da Vigilância Epidemiológica da Bahia (Divep) alerta para o fato de que com a redução das infecções e internações entre os idosos, a faixa etária de 30 a 49 anos atualmente representa mais de 40% das internações. Esse público são os não imunizados ou que iniciaram recentemente a vacinação. “Neste contexto, o distanciamento social, o uso de máscara e a higiene frequente das mãos se tornam ainda mais relevantes para esse grupo se prevenir da infecção e evitar complicações”, afirma a diretora da Divep, Márcia São Pedro.
Na avaliação do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, os dados comprovam a eficácia da vacinação. “Mas isso só está sendo possível graças ao planejamento estadual na aquisição de insumos para a aplicação das vacinas e a logística de distribuição em até 24 horas para os 417 municípios. Os gestores municipais também estão de parabéns ao criarem estratégias para vacinar rapidamente”, opinou.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Thais Jorge
A longevidade é uma conquista
Idade não é barreira para o envelhecimento saudável. E a longevidade é, definitivamente, uma conquista de nossos tempos, que deve ser valorizada. Mesmo considerando estudos recentes que projetam redução em cerca de dois anos na expectativa de vida dos brasileiros por conta da pandemia, o que nos faria voltar ao patamar de 2010, fato é que, em uma análise histórica e de longo prazo, tivemos de 1940 para cá um salto de mais de três décadas na nossa expectativa de vida, que passou de 45 anos para quase 77 anos.