Estudo no Acre avalia eficácia do bicarbonato de sódio para tratar Covid-19

O bicarbonato de sódio está sendo estudado como um possível composto eficaz no combate à Covid-19. A pesquisa está sendo feita pela Universidade Federal do Acre (Ufac) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O estudo foi aprovado na Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Cnep).
O tratamento experimental, que busca melhorar a saturação de oxigênio no sangue, já foi feito em cerca de 300 pessoas no Acre, segundo o G1. As cidades contempladas são a capital, Rio Branco, e Tarauacá, no interior do estado.
A pesquisadora e coordenadora da pesquisa, Carolina Pontes, afirma que a solução à base de bicarbonato deixa a secreção pulmonar mais fluida. Em pacientes com sintomas leves, o tratamento é feito com nebulização. Em casos mai graves, o bicarbonato é injetado diretamente no pulmão e sugado de volta.
"Importante destacar que essa solução é uma solução que existe no hospital e que deve ser ministrada por médicos. Receitas caseiras não possuem eficácia nenhuma comprovada", lembra Carolina.
Quem passou pelo tratamento foi o médico João Rodrigues, de 32 anos. Ele teve 80% dos pulmões comprometidos, e passou cinco dias internado. “A melhora foi extremamente significativa, coisa que até eu mesmo como médico, me surpreendi porque nunca tinha visto uma melhora tão rápida. Só agradecer a Deus e a equipe, cada profissional da UTI”, contou.
No Acre, foram registrados mais de 53 mil casos de Covid-19, e total de mortes no estado era 921 até domingo (14), segundo o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Tarcyo Bonfim
Paciente em primeiro lugar
Ganhando espaço no mercado brasileiro há aproximadamente duas décadas, a prática da desospitalização envolve ações para prevenir e promover a saúde, reabilitando o paciente para sua rotina, realizando tratamento de doenças, tudo desenvolvido em seu próprio lar. Assim, diminuindo riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da qualidade do cuidado prestado nos serviços de saúde do país.