Ressaca de Réveillon? Bahia registra recorde na média móvel de casos de Covid-19
por Rebeca Menezes / Matheus Caldas

Em meio ao início da vacinação em parte das cidades da Bahia, o estado registrou recorde em dois dias seguidos na média móvel de casos de Covid-19. Segundo dados obtidos por meio do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), os números foram estabelecidos na segunda-feira (18) e nesta terça (19), dia do início da vacinação em Salvador e em outros municípios baianos.
Nesta terça, a média móvel ultrapassou pela primeira vez os quatro mil casos, com 4.066. Na última segunda, foram 3.795. O recorde anterior havia sido registrado apenas em 28 de julho do ano passado, quando a Sesab identificou a média de 3.781 casos.
A "média móvel de 7 dias" faz uma média entre o número de casos do dia e dos seis anteriores. Portanto, ainda reflete notificações advindas do período pós-Réveillon, em que houve registros de aglomerações em diferentes partes do estado.
O indicativo se manteve acima dos dois mil desde o início de dezembro. Contudo, entre 23 e 30 de dezembro, retrocedeu de 3.232 para 1.940. No último dia de 2020, no entanto, o número teve um tímido aumento para 1.978 e, desde então, cresce progressivamente.
Enquanto a média móvel registra picos nunca antes vistos no estado, a imunização começa, mesmo sendo numa porcentagem reduzida da população.
Nesta terça, o governador Rui Costa (PT) iniciou, numa solenidade em Salvador, a campanha de imunização, ao lado do prefeito da capital, Bruno Reis (DEM) (leia mais aqui).
A remessa com 376.600 doses da Coronavac chegou à cidade na noite da última segunda. De lá, foi distribuída para todas as regiões da Bahia. Pela manhã, parte das principais cidades baianas iniciou a vacinação, privilegiando, em sua maioria, os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19. (leia mais aqui)
Em Salvador, o plano de imunização segue nesta quarta-feira (20). A campanha terá prosseguimento a partir das 9h, no Hospital Martagão Gesteira. Na unidade hospitalar, serão 273 profissionais imunizados.
A estimativa é que 5,3 mil doses sejam aplicadas nesta quarta, contemplando trabalhadores de 18 unidades de saúde, a exemplo de hospitais de grande porte, UPAs e gripários. Uma equipe formada por 30 vacinadores percorrerá as unidades para efetuar a imunização, que só termina por volta das 18h.
Segundo o secretário municipal de Saúde (SMS) de Salvador, Leo Prates, o plano é finalizar a primeira parte da campanha até o sábado (22). “Já dei a missão aqui ao meu COE [Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública] para que a gente termine essa vacinação até o sábado com os nove pontos ativos”, resumiu, em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, da rádio Salvador FM 92,3, nesta terça.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Marcelo Cerqueira
Convivência intensa durante a pandemia ocasiona aumento dos casos de disfunção sexual
A pandemia do coronavírus impactou diretamente a vida da população, trazendo desafios de toda natureza para quem precisou se isolar socialmente e permanecer dentro de casa. Neste sentido, muitos casais sentiram os efeitos da convivência constante e um deles é o aumento da disfunção sexual.