Número de mortes por doenças cardíacas na Bahia cresce 10% durante pandemia

A Bahia registrou um crescimento de 10% no número de mortes causadas por doenças cardíacas em 2020 em comparação com 2019. O dado consta no Portal da Transparência e considera mortes causadas por AVC, infarto ou causas cardíacas inespecíficas. A plataforma mostra que esse tipo de morte passou de 15.195 para 16.760 com base nos dados atualizado às 5h desta sexta-feira (15).
Os números também revelam que o maior crescimento foi o de mortes por “Causas Cardiovasculares Inespecíficas”, 27% no período.
Os óbitos por infarto passaram de 4.269 ocorrências no ano de 2019, para 4.568 em 2020, que representa um crescimento de 7%.
Os registros de mortes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) como causa apresentaram o menor crescimento na comparação entre os dois anos, que foi de 1%.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Thais Jorge
A longevidade é uma conquista
Idade não é barreira para o envelhecimento saudável. E a longevidade é, definitivamente, uma conquista de nossos tempos, que deve ser valorizada. Mesmo considerando estudos recentes que projetam redução em cerca de dois anos na expectativa de vida dos brasileiros por conta da pandemia, o que nos faria voltar ao patamar de 2010, fato é que, em uma análise histórica e de longo prazo, tivemos de 1940 para cá um salto de mais de três décadas na nossa expectativa de vida, que passou de 45 anos para quase 77 anos.