Vigilância Epidemiológica da Bahia investiga 77 casos suspeitos de reinfecção por Covid-19

A Vigilância Epidemiológica da Bahia está investigando 77 casos suspeitos de reinfecção por Covid-19 no estado. Os registros foram feitos em 44 municípios baianos, com concentração na faixa etária que vai de 20 a 49 anos (71,42%) e entre profissionais de saúde (58,11%). As análises devem ser concluídas após o sequenciamento genético do vírus detectado nos pacientes.
De acordo com Antônio Bandeira, médico infectologista técnico da Vigilância Epidemiológica Estadual, já é possível afirmar que as pessoas podem se reinfectar pela Covid-19. “O que estamos considerando como possível caso de reinfecção é que tenha havido resultado positivo em exames do tipo RT-PCR em dois momentos, com pelo menos 90 dias de intervalo entre um episódio e outro, e sintomas em ambos os casos”, explicou Antônio Bandeira.
O médico alerta que, embora o número de possíveis reinfecções seja baixo em relação ao total de casos – mais de 435 mil na Bahia –, as pessoas que já tiveram a doença também devem estar precavidas. “O indivíduo não sabe se vai desenvolver anticorpos ou se vai ter um novo episódio da Covid-19”, finalizou.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Rodrigo Felipe
Março Azul alerta a população sobre a prevenção do câncer colorretal
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que em 2021, no Brasil, haja 41 mil novos casos de Câncer Colorretal. Também conhecido como Câncer de Intestino ou Câncer de Cólon e Reto, a demora no tratamento quando se fala nessa doença pode ser fatal. Por isso, com a intenção de conscientizar a população acerca da importância da prevenção do câncer colorretal foi criada a campanha Março Azul. O mês de março foi escolhido porque o dia 27 é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino.