Quarta, 28 de Outubro de 2020 - 09:10

Rui anuncia Hospital do Servidor em Salvador; Espanhol pode sediar unidade

por Bruno Luiz / Lucas Arraz

Rui anuncia Hospital do Servidor em Salvador; Espanhol pode sediar unidade
Unidade recebeu centro de tratamento para Covid-19 | Foto: Reprodução / Secom-BA

O governo da Bahia iniciou estudos de viabilidade para transformar o Hospital Espanhol, em Salvador, em uma unidade de saúde exclusiva para atendimento de servidores públicos pelo Planserv. 

 

O Hospital do Servidor, como classificou o governador Rui Costa (PT) nesta quarta-feira (28), terá sua implantação e possibilidades de serviços estudados. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) irá avaliar o projeto de desapropriação e aquisição do Hospital Espanhol para o projeto. A unidade foi contratada pelo governo para receber uma unidade de tratamento da Covid-19 durante a pandemia. 

 

Um dos argumentos do governador para seguir com a medida de implantar um hospital exclusivo para atendimento de servidores é a aprovação do modelo por outros estados brasileiros. Uma das referências é o estado de São Paulo, que possui o dobro de usuários da Bahia e ainda assim gasta menos com a cobertura de saúde dos servidores. 

 

Enquanto o Planserv contou com uma receita superior a R$ 1,5 bilhão em 2018, investido no custeio das consultas, exames e demais procedimentos médicos para os 517 mil beneficiários. O orçamento da estrutura de assistência à saúde do servidor do estado de São Paulo no mesmo período, segundo consta na Lei Orçamentária, foi de R$ 1,2 bilhão para fornecimento de serviços de saúde aos seus 1,3 milhão de usuários, mais que o dobro do número de beneficiários baianos (entenda melhor aqui).

 

COBERTURA
De acordo com a gestão estadual, o hospital abrangerá toda a Região Metropolitana de Salvador, não restringindo o acesso apenas aos beneficiários dessas localidades, mas a todos aqueles que necessitem dessa prestação de serviço hospitalar, no limite de sua capacidade operacional, em todo o Estado, desde que qualificados como beneficiários do Planserv.

Histórico de Conteúdo