Hemoba reforça coleta itinerante após aumento da demanda transfusional no estado

A Fundação Hemoba identificou crescimento da demanda de transfusão de sangue no estado. A entidade atribui a mudança à reabertura do comércio, aos feriados prolongados e a redução das barreiras sanitárias.
Diante disso a Fundação iniciou nesta terça-feira (20) uma "Força-Tarefa pela Solidariedade" que vai até o dia 3 de novembro, com intensificação da coleta itinerante e ampliação dos horários de atendimento do Hemocentro Coordenador, localizado na Avenida Vasco da Gama, durante os finais de semana e feriados.
Segundo o diretor da Hemoba, Fernando Araújo, neste momento de transformação do isolamento social, a demanda de transfusão por acidentes nas estradas e por agravamentos pela Covid aumentou, mas pessoas que têm necessidade constante não deixaram de precisar.
“Pessoas que vivem com doenças crônicas, pacientes oncológicos e com outras doenças hematológicas precisam de sangue o ano todo. Por isso, nossa meta é sensibilizar toda a sociedade civil sobre a importância da doação continuada”, disse.
Durante a Força-Tarefa, as unidades móveis estarão toda semana com um roteiro especial e os candidatos à doação poderão agendar seu atendimento em qualquer uma das 24 unidades de coleta espalhadas por Salvador e interior do estado.
A coordenadora de coleta e captação da Hemoba, Iara Matos, explica que durante esse período, também será feita a mobilização de lideranças comunitárias, religiosas, de instituições públicas e privadas, para atendimento de quatro grupos por dia no hemocentro coordenador, em Salvador.
“Precisamos atender a necessidade de 30, 40%, que significa 300 bolsas por dia só no na nossa sede. Então, não podemos parar. Nossa intenção é que o doador de primeira vez, se torne um doador fidelizado, e que o doador fidelizado permaneça fazendo suas doações. A gente quer com isso, assegurar o direito do paciente do SUS, por isso seguimos em campanha!”.
As doações em grupo precisam ser agendadas através do e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br, com informações do nome do grupo e a quantidade de doadores. Após a confirmação do agendamento, cada grupo recebe um código para contabilizar o número de candidatos à doação que foram mobilizados e que compareceram ao hemocentro.
Para agendamento individual, o candidato deve acessar o site da Hemoba e entrar em contato por telefone com a unidade de sua região.
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Gilmara Rodrigues
Janeiro Branco: pandemia endossa a necessidade dos cuidados com a saúde mental
Nunca se falou tanto sobre saúde mental como neste momento. Sob a sombra da pandemia do novo coronavírus e seus efeitos catastróficos, o ano de 2021 está começando de maneira difícil para muitos. Isso somado à pressão na vida profissional, problemas de saúde, relações familiares complicadas e mudanças de vida. A lista pode ir longe e é por conta desses fatores que os casos relacionados às doenças mentais e psicológicas têm ficado cada vez mais frequentes.